Sabatina
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (20)
Folha de São Paulo
O PT deve chamar para conversas três ministros que têm sido objeto de reclamação interna: Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). O trio foi alvo de queixas em reunião da Executiva do partido há duas semanas. Costa é considerado arrogante no trato com parlamentares e dirigentes. Macêdo vem sendo culpado por dois vexames recentes, no Dia do Trabalho e num ato em defesa da democracia, em março, ambos esvaziados.
Senta aqui
Já Padilha, embora elogiado pelo estilo conciliador, tem sido apontado como responsável pelo fato de Lula até o momento não ter recebido a bancada federal do PT para uma reunião. A ideia é que eles participem de uma conversa com o partido em breve, como já ocorreu com outros ministros antes, caso de Fernando Haddad (Fazenda).
Siameses
Embora estejam em campos opostos na cidade de SP, PT e MDB formarão a mesma aliança em três das quatro cidades governadas pelo partido de Lula no estado. Os emedebistas indicarão os vices dos candidatos petistas em Araraquara e Matão, além de comporem a coligação em Mauá. A única cidade petista em que devem estar em palanques diferentes é Diadema.
Emergência
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, pediu ao Ministério da Educação que seja estabelecido novo cronograma do Enem e a concessão de gratuidade para os estudantes do RS. De acordo com ele, a medida é uma forma de promover acesso à educação no estado, que teve 1.064 escolas afetadas pelas enchentes, com impacto estimado em 377 mil alunos.
TMJ
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), gravou um vídeo em que agradece ao colega de SP, Ricardo Nunes (MDB), pela solidariedade na Virada Cultural deste final de semana. Nas 12 regiões em que ocorreram shows, foram colocados pontos de arrecadação para as vítimas das enchentes do RS. O vídeo foi exibido nos intervalos dos eventos.
Reação
Deputados de oposição no Conselho de Ética da Câmara se articulam para tentar derrotar o parecer de Guilherme Boulos (PSOL-SP) pelo arquivamento do processo contra André Janones (Avante-MG) por suspeita de rachadinha. O relatório deve ser votado nesta semana.
Pra cima
Domingos Sávio (PL-MG) acredita que a oposição tem voto para derrotar o relatório do psolista. “É uma vergonha ver os argumentos do deputado Boulos, da turminha, para se ajudarem”, diz Cabo Gilberto Silva (PL-PB).
Divisão
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou projeto que cria o juiz de garantias para processos criminais iniciados no STJ e no STF. Pela proposta, um ministro seria o relator do inquérito e outro, do julgamento. Uma das reclamações de bolsonaristas é o suposto cerceamento da defesa, com a concentração de casos relacionados a atos antidemocráticos nas mãos do relator, o ministro Alexandre de Moraes.
Recado
O novo procurador-geral de Justiça de SP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, criou na última quinta (16) grupo de trabalho para discutir ações em prol das vítimas. A iniciativa ocorre após sua fala ao tomar posse, de que o Ministério Público “pegou muito na mão do réu”, em vez de se preocupar com os que sofrem com o crime.
De perto
O grupo terá 90 dias de prazo, prorrogáveis por igual período. Um dos objetivos é estudar formas de diminuir a subnotificação de crimes e ajudar as vítimas a acompanhar desdobramentos dos casos.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo