Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Recalculando

| 11/06/2021, 09:23 h | Atualizado em 11/06/2021, 09:25
Painel

Folha de São Paulo


Aliados de Ciro Gomes (PDT-CE) tentam convencê-lo a mudar a mira de seus ataques. Querem que ele deixe de lado Lula (PT), por enquanto, e concentre todos os esforços contra Jair Bolsonaro.

Em declarações e vídeos divulgados nas redes sociais, o alvo mais frequente tem sido o petista. Segundo relatos, Ciro ainda tem demonstrado resistência para mudar a estratégia de pré-campanha, mas João Santana, marqueteiro do presidenciável, já comprou a ideia e promete ajudar.

Farpas
Em entrevista ao Valor Econômico no mês de maio, Ciro chamou o ex-presidente de “maior corruptor da história moderna brasileira”. Ontem, disse à rádio Tupi que tem obrigação de dar outra opção aos brasileiros que não seja escolher entre “coisa ruim e coisa pior”. Lula já respondeu que não faria o “jogo rasteiro” do pedetista.

Quimera
O deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) defendeu à Folha que Ciro desistisse de atacar Lula e virasse os canhões para Bolsonaro. Ele disse que acreditar em um segundo turno entre Ciro e o petista é “viver uma ilusão”.


Presidente do PDT, Carlos Lupi tem dito que crê nesse cenário descartado por Gadêlha. Ele quer que Ciro invista contra Bolsonaro, que, avalia ele, não terá forças para ir ao segundo turno.

Encalhado
O inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019 aguarda resposta a pedidos de cooperação internacional enviados a Rússia, Ucrânia, Libéria e Ilhas Marshall e a tradução de documentos remetidos pela Grécia para avançar.

Fala
A informação foi dada pelo delegado Rubens Lopes, chefe da divisão de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF, em audiência da comissão externa da Câmara para acompanhar as investigações sobre o desastre ecológico.

Cooperação
Os investigadores pediram aos russos e ucranianos emails do chefe de máquinas do navio grego Bouboulina, principal suspeito do derramamento. A Grécia enviou documentos que aguardam tradução que, segundo o delegado, devem custar cerca de R$ 100 mil.

Vácuo
A CBF ainda não sabe quem vai representar a entidade no Japão na Olimpíada. Com o afastamento de Rogério Caboclo do cargo de presidente, a confederação vai refazer os planos.

Loucura
O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Carlos Lula, criticou ao Painel a proposta do governo federal de desobrigar do uso de máscara quem já foi vacinado ou infectado pela Covid-19. Para Lula, a proposta não tem pé nem cabeça e é irresponsável.

Como é
Bolsonaro afirmou ontem que o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) prepara um documento sobre o tema. “Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que já foram vacinados ou que já foram contaminados”, disse em solenidade no Palácio do Planalto.

Sai fora
A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil, rebateu o relator da reforma administrativa, Arthur Maia (DEM-BA), e afirmou ao Painel que os juízes não aceitarão “violações à Constituição e à Lei Orgânica da Magistratura”. O parlamentar disse que a Câmara pode, sim, incluir a categoria entre as impactadas pelas mudanças propostas.

Pera lá
“Somente o STF pode propor alterações na organização do Poder Judiciário. Qualquer emenda que estenda a reforma administrativa do governo federal a juízes e procuradores padecerá de vício de iniciativa”, diz Renata Gil.

Palco
A sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara, na quarta, serviu de palanque para a defesa de assassinatos. Sargento Fahur (PSD-PR) disse que é a favor do enforcamento em praça pública de líderes das facções PCC e Comando Vermelho sobre os ataques ocorridos nos últimos dias em Manaus (AM).

Sem lei
A Constituição Federal proíbe a pena de morte no País. Segundo o parlamentar, o que está ocorrendo no Amazonas é terrorismo. Ele também pediu o envio de lideranças das facções para as penitenciárias federais onde, segundo ele, elas “viram verdadeiras frangas”.

Tiroteio
“O STF precisa decidir: ou abre CPI e investiga, ou dá habeas corpus e protege governador.”
De Marcos Rogério (DEM-RO), senador, sobre o STF liberar o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), da CPI da Covid-19.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel