Por todos os lados
Jair Bolsonaro (PL) adotará no segundo turno uma estratégia de duas vias.
Folha de São Paulo
Jair Bolsonaro (PL) adotará no segundo turno uma estratégia de duas vias. No front político, conta com a omissão de Ciro Gomes (PDT) e sonha com um discurso forte do pedetista contra Lula (PT), justificando por que não o apoiará.
No judicial, vai se caracterizar como vítima da perseguição do TSE. Seus advogados passaram os últimos dias listando exemplos disso para denunciar a suspeição da corte. A gota d'água foi a ordem para retirada de menções a suposto elo do PCC com Lula (PT).
Pra cima
Está em debate na campanha de Bolsonaro tomar alguma medida contra os institutos de pesquisa. Pedir a abertura de um inquérito ao Ministério da Justiça por suposta manipulação de informação é uma possibilidade. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) também pode ganhar fôlego.
Derrotados
Bolsonaristas comemoraram a debacle dos "traíras", como são chamados os que romperam com o presidente. Exemplos foram Joice Hasselmann (PSDB), Abraham Weintraub (PMB), Janaina Paschoal (PRTB) e Henrique Mandetta (União Brasil). A exceção foi Sergio Moro (União Brasil), eleito senador.
Ponto futuro
A eleição à Câmara fortaleceu nomes que almejam disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024 contra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Na esquerda, Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) tiveram votações expressivas. Na direita, Carla Zambelli e Ricardo Salles, ambos do PL, devem travar duelo pela indicação do partido.
Maquiagem
Em seu programa de governo, Capitão Contar (PRTB) esconde a atuação radicalmente bolsonarista que tem tido como deputado estadual no MS. Ele teve crescimento repentino após declaração de apoio de Bolsonaro no debate da TV Globo e disputará o segundo turno contra Eduardo Riedel (PSDB), que tinha aliança com o presidente.
Eu?
Na peça, ele passa longe de questões que defende como parlamentar, como a proibição nas escolas de danças que, segundo ele, podem promover a sexualização precoce de crianças.
Todos juntos
A campanha de Lula (PT) pretende reunir, talvez já nessa semana, os governadores e senadores eleitos para dar uma demonstração de força no segundo turno. O conceito de frente ampla em defesa da democracia será reforçado. Nem a busca pelo voto de Ciro Gomes (PDT), apesar de toda a agressividade dele durante o primeiro turno, será desprezada.
Geografia
Os lulistas comemoraram a confirmação da supremacia no Nordeste e sucessos inesperados, como a passagem para o segundo turno em SC, que por muito pouco não se repetiu no RS. Isso, acreditam, dá uma base mais sólida para a disputa final.
Reta final
A decepção foi, obviamente, o segundo lugar de Fernando Haddad (PT) em São Paulo. Articulador de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gilberto Kassab diz que a campanha vai se concentrar em obter de saída os apoios de PP e MDB.
Aberto
Sobre a eleição federal, o presidente do PSD afirma que o resultado do primeiro turno retirou o favoritismo que Lula parecia ter e reabriu a disputa com Bolsonaro.
Fake
A coligação de Lula diz ter derrubado no TSE 26 narrativas falsas contra o candidato no primeiro turno. São mensagens ligando o petista à morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel e ao PCC, montagem com Suzane von Richtofen, condenada por matar os pais, e áudios insinuando manipulação nas pesquisas eleitorais para favorecê-lo, entre outros.
Orgânicos
A campanha vê uma mudança na forma como os ataques aconteceram em relação a 2018. Se antes era mais evidente a participação de robôs e perfis falsos, agora a mensagem é espalhada de forma mais natural, a partir de grupos de apoiadores organizados por aliados do presidente, acreditam.
Faltou
Aliados de Simone Tebet (MDB) comemoraram o terceiro lugar na eleições, mas a senadora não conseguiu alcançar um de seus objetivos: ser a candidata mais votada do partido desde a redemocratização. Com menos de 4,2% do total, ficou atrás de Ulysses Guimarães em 1989 (4,73%) e Orestes Quércia em 1994 (4,38%). Só superou Henrique Meirelles em 2018 (1,2%).
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo