Placar
Folha de São Paulo
Enquete feita pelo Painel com todos os presidentes de federações estaduais de futebol do Brasil mostra cenário desfavorável para Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF em virtude de acusação de assédio moral e sexual.
Dos 27, a maioria (14) diz concordar com a saída provisória e vê indícios graves. Nenhum afirma ser contra ou critica o processo – oito preferiram não opinar e cinco não responderam. O caso deve terminar na Assembleia Geral da CBF, composta justamente pelos cartolas.
Lugar de fala
Única mulher a comandar federação de futebol, Michelle Ramalho, da Paraíba, diz concordar com o afastamento. Ela afirma que as acusações são “bastante graves”, mas que ele deve ter o direito de se defender. Michelle também diz que Caboclo sempre foi profissional nas interações com ela.
Cartão
José Vanildo, que atendeu a coluna se apresentando como “o garanhão da federação” do Rio Grande do Norte, diz que o caso é surpreendente e que os fatos são graves, mas que é difícil fazer juízo de valor a partir de “frases entrecortadas”.
Mancha
“A gravidade dos fatos que se apresentaram e a magnitude da repercussão negativa que contaminou a instituição já motivaram linchamento ético, moral e político que dificilmente o permitirá continuar no cargo”, diz Rubens Lopes, da federação do Rio de Janeiro.
Mapa
Concordaram com o afastamento os presidentes das federações de Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Piauí, Maranhão, Distrito Federal e Amapá, que viram as acusações como preocupantes. Rio de Janeiro fez a mesma leitura, mas não quis tratar do afastamento. São Paulo, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Acre, Pernambuco e Sergipe não quiseram se posicionar sobre Caboclo ter que deixar o cargo por 30 dias. Federações Amazonas, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia não responderam.
Costura
Enquanto parte de quadros do PT pensam na possibilidade de Guilherme Boulos abrir mão da candidatura para apoiar Fernando Haddad a governador de São Paulo em 2022, conversas entre PDT, de Ciro Gomes, PCdoB e Psol avançam para tentativa de aliança em torno do líder do movimento sem-teto.
Troca
Em almoço em Brasília, Boulos e Orlando Silva (PCdoB-SP) se comprometeram a buscar apoio em seus partidos ao senador Weverton (PDT-MA) na batalha para o governo do Maranhão. Nesse cenário, em contrapartida, o PDT apoiaria Boulos.
Cancelada
A advogada Karina Kufa, que representa Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve sua conta no Instagram desativada sem explicações por parte da rede social. Kufa tem cerca de 18 mil seguidores. “Muito estranho!!!! A conta tinha apenas postagens pessoais e de conteúdo jurídico do escritório”, escreveu Kufa no Twitter.
No comments
Print publicado por Kufa mostra mensagem do Instagram que diz “sua conta foi desativada. Siga as próximas etapas dentro de 30 dias para poder solicitar uma análise”. A conta foi reativada no começo da tarde de ontem. A assessoria de imprensa do Instagram disse que não comentaria o ocorrido.
Manda pra cá
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, enviou ofício ao governo federal ontem manifestando interesse em receber os livros que a Fundação Palmares, por meio de seu presidente Sérgio Camargo, tem dito que quer excluir de seu acervo.
Censurado
Segundo relatório intitulado “Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista”, da Palmares, essa parte do acervo conteria “obras pautadas pela revolução sexual” e “um amplo material de estudo das revoluções marxistas e das técnicas de guerrilha”.
Rede
O presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite (DEM), diz que vai apresentar um substitutivo no projeto de regulamentação da instalação de antenas na cidade para priorizar a periferia e locais próximos a escolas e unidades de saúde que, atualmente, têm sinal de internet ruim.
Grana
Segundo a proposta de Leite, as teles ainda terão que estar com suas dívidas com a prefeitura quitadas para instalar novos equipamentos. “A Câmara não permitirá que as empresas de telecomunicação olhem para a cidade apenas como um cofre”, diz Leite.
Tiroteio
“O Carlos Wizard quase enganou o Brasil. O quase ministro agora é quase foragido”
De Rogério Carvalho (PT-SE), senador, sobre o empresário Carlos Wizard, que está nos EUA, pedir para prestar depoimento remoto à CPI.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo