Pega leve
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (21)
Folha de São Paulo
O presidente Lula (PT) pediu na reunião ministerial de quarta-feira (20) que haja esforço por um acordo entre candidatos do governo na eleição municipal de 2024 no maior número possível de locais. Dirigindo-se diretamente a Geraldo Alckmin (PSB), citou o caso de São Paulo, onde ambos apoiam nomes diferentes – Guilherme Boulos (Psol) e Tabata Amaral (PSB), respectivamente.
O petista está incomodado com críticas da deputada contra o psolista, que estariam pesadas demais.
Súplica
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), encaminhou a dirigentes do PL o vídeo em que pede apoio de Jair Bolsonaro à sua reeleição, numa tentativa de assegurar aliança com o partido na disputa de 2024. A postagem ocorreu após o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, cobrar de Nunes que fizesse um gesto explícito ao ex-presidente.
Tiroteio
O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP) chamou de “molecagem” decisão do secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, de revogar a cessão de dois policiais para sua assessoria. Em fala na Comissão de Segurança da Câmara na última terça-feira (19), o parlamentar disse ser retaliação por críticas feitas à gestão da pasta. Palumbo disse que o governador Tarcísio de Freitas posteriormente reverteu a decisão. Procurado, o secretário não se manifestou.
Locomotiva
O governo de São Paulo anuncia nesta quinta-feira (21) a abertura de licitação para compra de 44 novos trens para o metrô. As composições, com seis vagões cada, serão usadas na extensão da linha 2-Verde, além das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O valor de R$ 3,6 bilhões é financiado pelo BNDES e tem recursos do governo estadual. O projeto é parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Inominável
A Justiça de São Paulo suspendeu a lei de “naming rights”, que permite a venda de nomes de eventos e equipamentos públicos na capital para empresas. A liminar é resposta a uma ação de parlamentares do Psol, que acusaram a prefeitura de “mercantilização do espaço público”.
Poderes
Diferentemente de anos anteriores, quando ocorria em SP, o Natal dos catadores com Lula será em Brasília, nesta sexta-feira (22). O evento deve reunir 3.000 pessoas no estádio Mané Garrincha. A ideia é simbolizar que a categoria chegou ao centro do poder político com o novo governo.
Saideira
Em um de seus últimos eventos à frente do Ministério da Justiça, o ministro Flávio Dino deve assinar nesta quinta-feira (21) uma portaria que define os critérios para elaboração da lista de procurados do Sistema Único de Segurança Pública e um acordo com o governo da Bahia para doação de 200 câmeras corporais para uso policial, feita por uma empresa via embaixada dos Estados Unidos.
Crime
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, entrou com ação por injúria racial contra um perfil que o chamou de “macaco” em uma rede social. A ofensa ocorreu em comentário a uma entrevista do ministro sobre a guerra Israel-Hamas, em 08 de novembro. O usuário se identificou com o perfil “cicero5658”, cujo responsável seria um homem chamado Cícero Lima.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo