Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Pane no sistema

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (14)

Painel da Folha de São Paulo | 14/12/2023, 12:34 h | Atualizado em 14/12/2023, 12:36
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Pane no sistema
Assembleia Legislativa de São Paulo: relatório final da CPI da Enel será apresentado nesta quinta-feira (14) |  Foto: Divulgação/Alesp

O relatório final da CPI da Enel na Assembleia de São Paulo, a ser apresentado nesta quinta-feira (14), incluirá críticas às agências reguladoras. Serão citadas a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulam o setor elétrico. No caso da primeira, a avaliação é que o órgão precisa ter papel mais efetivo na fiscalização e não pode se contentar em ter só 24 fiscais no estado. Sobre a segunda, o relatório vai pedir ação para declarar inconstitucionais resoluções que limitam ressarcimento a consumidores lesados em apagões.

Mais o que fazer

Outra CPI que investiga a empresa e o apagão, na Câmara de São Paulo, não terá a presença do presidente da Enel, Max Lins, que não aceitou solicitação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), João Jorge (PSDB), para depor nesta quinta-feira (14). Ele alegou compromissos previamente agendados e designou dois diretores para irem em seu lugar.

O print é eterno

Cotada para vice de Guilherme Boulos (PSOL), Marta Suplicy fez críticas a ele na campanha de 2020, quando apoiou Bruno Covas (PSDB). Ao comentar um debate, a ex-prefeita afirmou que Boulos estava “tenso, pesado, com conteúdo fraco”. “Não vai agradar os que querem ter esperança”, disse. Seu marido, o empresário Marcio Toledo, chamou o psolista de “picareta” e o acusou de ter inventado que pegou Covid.

Lide com isso

João Doria e o ministro Paulo Pimenta (Secom) jantaram na última terça-feira (12) em Brasília. Foi mais um movimento do ex-governador para se aproximar do governo Lula, a quem já dirigiu duras críticas. O encontro ocorreu na casa de Flavio Rezende, diretor local da Band. Participou também o presidente da emissora, Johnny Saad.

Segunda chance

O PM reformado Fabrício Queiroz, acusado de ser o pivô das supostas rachadinhas da família Bolsonaro, vai tentar mais uma vez entrar para a política. Na quarta-feira (13) ele teve uma reunião com a DC (Democracia Cristã), partido ao qual se filiou para se lançar candidato a vereador em 2024. No ano passado, Queiroz se candidatou a deputado estadual, mas teve menos de 7.000 votos.

Derrapada 1

O juiz federal Hilton Savio reverteu, na última sexta-feira (08), sua própria decisão de três dias antes que tinha suspendido a demarcação da terra Kapôt Nhinore (MT), onde nasceu o cacique Raoni. Ele havia acolhido mandado de segurança da deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT).

Derrapada 2

O magistrado reconheceu a incompetência da Justiça Federal para julgar a ação, por ter sido impetrada contra ato de ministra -no caso, a ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara. Atualmente, o território está em estudo e aguarda portaria declaratória.

Compensação

O deputado Pedro Campos (PSB-PE) quer incluir no texto do Novo Ensino Médio uma espécie de bônus no Enem para alunos que frequentam essa etapa atualmente. Hoje, esses estudantes têm carga de 1.800 horas. A proposta em discussão na Câmara elevaria esse patamar para 2.100 horas, o que, na avaliação do parlamentar, deixaria os atuais alunos em desvantagem em termos curriculares.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel