Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Ódio

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (29)

Painel da Folha de São Paulo | 29/09/2023, 09:48 h | Atualizado em 29/09/2023, 09:49
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Ódio
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco pediu ao Ministério da Justiça que sejam investigadas ameaças contra ela nas redes sociais |  Foto: Divulgação/Agência Senado

A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) pediu ao Ministério da Justiça que sejam investigadas ameaças contra ela após o episódio envolvendo uma assessora demitida por criticar a torcida “branca” do São Paulo na final da Copa do Brasil.

A ministra também requisitou proteção policial. A pasta diz que Anielle “vem sofrendo ameaças à sua vida, à sua integridade física e psicológica, bem como vem sendo vítima de racismo”.

As ameaças foram feitas por Instagram, X (ex-Twitter) e e-mail.

Fantasma
Em uma das mensagens com ameaças anexadas ao pedido, um usuário xinga a ministra e diz: “tomara q tenha o msm fim da irmã? aqui é são paulo sua vaca suja”. Anielle é irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio de Janeiro junto com o motorista Anderson Gomes em março de 2018.

Vitrine
O governo Lula (PT) estreou ontem a campanha publicitária na TV do Novo PAC. O primeiro vídeo, de 30 segundos, apresenta o programa e seu slogan: “O Novo PAC é o Brasil no rumo certo”. Na semana que vem, começam a ser exibidas inserções regionalizadas para as 27 unidades da Federação.

Customizado
A estratégia é a mesma adotada em recente campanha de vacinação, avaliada como bem-sucedida. “A regionalização garante a identificação local, estado por estado, respeitando as características individuais”, diz o ministro da Secom, Paulo Pimenta.

Grão em grão
O Ministério do Desenvolvimento Agrário prevê assentar ao menos 5.700 famílias até março de 2024. A meta está bastante aquém do que tem reivindicado o MST, de 50 mil assentamentos em 2023. Como mostrou o Painel, o movimento voltou a aumentar o tom das críticas ao governo por uma suposta paralisia na reforma agrária.

Salto
Em nota, o ministério também rebate a acusação do movimento de que tem negligenciado o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar. Diz que reservou R$ 500 milhões para a rubrica em 2023, valor cem vezes maior do que o da gestão Jair Bolsonaro (PL). “O Programa de Agricultura Familiar foi desmontado pelo governo anterior”, diz a pasta.

Manual
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, publicou regras que devem ser seguidas em pedidos de retificação de nome e gênero de pessoas trans em cartórios. A única restrição é que o novo prenome não seja igual ao de outro membro da família, para evitar homonímia. Além disso, há a previsão de que o oficial do cartório não registre nascimento com prenome que possa expor ao ridículo o portador.

É comigo?
A Câmara Municipal de SP sancionou lei que muda o nome de uma rua no Bom Retiro para homenagear o ícone negro Zumbi dos Palmares. A mudança tem forte carga simbólica, pois a via se chamava Jorge Velho (1641-1705), bandeirante que perseguiu escravos foragidos. A sanção coube ao Legislativo porque o prefeito Ricardo Nunes (MDB) não decidiu sobre a matéria no prazo legal de 15 dias.

Ideológico
Quando era vereador em 2018, Nunes foi o autor de moção aprovada pela Câmara de repúdio à ação que está atualmente no STF liberando o aborto até a 12ª semana de gestação. “Mantenho a mesma posição”, diz o prefeito, que corteja o eleitorado conservador.

Dobradinha
Os deputados federais Jilmar Tatto (PT) e Tabata Amaral (PSB) enviaram requerimento a Ricardo Nunes para que ofereça transporte gratuito na cidade no domingo (1º), quando serão realizadas eleições para os 52 conselhos tutelares da capital. Os parlamentares estarão em campos diferentes na eleição municipal, mas com o objetivo comum de derrotar o atual prefeito.

Sermão
O Ministério Público Federal notificou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para adotar medidas que evitem abuso do poder religioso na votação para os conselhos tutelares em todo o País. A medida foi tomada após entidades relatarem a ação de igrejas evangélicas junto a fiéis para influenciar na escolha dos candidatos.

Casa nova
Ex-secretário de Habitação da capital, João Farias recebeu convite do Partido da Mulher Brasileira (PMB) para disputar a Prefeitura de SP. Hoje no Republicanos, ele diz estar avaliando a proposta. Faria deixou a secretaria de forma turbulenta em maio, após denunciar problemas no programa habitacional Pode Entrar.

Mesa
As centrais sindicais terão uma audiência na segunda com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, para discutir o projeto de reforma sindical que será enviado ao Congresso. A ideia é debater a cobrança da contribuição assistencial, o financiamento dos sindicatos e o fortalecimento de mecanismos de negociação coletiva.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel