O que vem depois
Folha de São Paulo
O núcleo técnico de especialistas que assessora o Ministério da Saúde deve apresentar até agosto um protocolo de tratamento para sequelas da Covid-19 que visa atender o aumento da demanda de pacientes com problemas decorrentes da doença.
O objetivo é fechar o texto até a metade de junho e entregar ao ministro Marcelo Queiroga (Saúde) as sugestões de unificar a abordagem de casos relacionados ao vírus como transtornos respiratórios e psiquiátricos e fraqueza neuromuscular.
Grave
“Esses pacientes que estão desenvolvendo eventuais sequelas estão procurando assistência médica por consequências pós-Covid e estão sobrecarregando o sistema de saúde”, disse o pneumologista Carlos Carvalho, coordenador do grupo.
Pare aí
Como mostrou o Painel, Carvalho é crítico do uso da cloroquina. O núcleo a contraindica para pacientes internados e, a pedido de Queiroga, dirá, pela primeira vez, como deve ser o tratamento do início da doença e se há remédios a serem usados. Esta orientação será concluída no segundo semestre.
No lápis
Nos protocolos enviados ao ministro e que passaram a ser diretrizes federais, os especialistas criaram regras para o uso racional de oxigênio e normatizaram a utilização de drogas sedativas, relaxantes neuromusculares e anestésicos na intubação.
Por ele
Páginas de apoio à candidatura do ex-ministro Abraham Weintraub (Educação) ao governo de São Paulo em 2022 publicaram nas redes um vídeo de convocação para a “motociata” com Jair Bolsonaro, no dia 12, em que divulgam o sorteio de uma moto.
Fora dessa
O sorteio seria feito pela associação chamada Embaixada do Comércio, que organiza o encontro de motos “Acelera para Cristo”. Jackson Vilar, presidente da entidade, diz que o evento é para Jesus e sem uso político.
Sem palavras
O administrador das páginas, Rodrigo Moller, disse que Weintraub não participa dos canais e não quis comentar. O ex-ministro afirmou que não fala com a Folha. Os posts foram apagados após o contato do Painel.
Explique
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um convite para Ricardo Liáo, presidente do Coaf, falar sobre o corte de verba para modernização do sistema usado pelo conselho.
Pente-fino
Aliados do governo no Congresso afirmam que a proposta do Ministério da Economia para aumentar a faixa salarial que terá isenção no Imposto de Renda está quase pronta, mas antes de seguir ao Parlamento, passará pelo crivo dos líderes partidários.
Redondo
Como o aumento tem sido considerado tímido, o objetivo da revisão pelos parlamentares antes do envio é evitar problemas na aprovação do que sobrou da reforma tributária. “Guedes tem de entrar em acordo com a Câmara”, diz Cezinha da Madureira (PSD-SP), líder da bancada evangélica.
Plano C
Um vídeo publicitário feito a pedido do presidente do Cidadania, Roberto Freire (PE), defende uma terceira via para 2022. O partido é entusiasta de uma eventual candidatura do apresentador Luciano Huck. A peça traz críticas a Lula, Dilma e Bolsonaro.
Passou...
A Procuradoria-Geral da República concordou com a Polícia Federal em manifestação encaminhada ao STF sobre o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) ter cometido crime de desacato contra uma funcionária pública durante sua prisão em fevereiro.
...da linha
Silveira discutiu com uma servidora do Instituto Médico Legal após ela pedir o uso de máscara no local. A PGR quer uma multa por danos civis a ser acordada com a vítima, a perita Lilian Vieira, e um acordo para trocar medidas restritivas pelo pagamento de R$ 38,5 mil. A decisão caberá a Alexandre de Moraes, do Supremo.
Por nós
Deputados do PCdoB vão pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o projeto de lei que cria o modelo de federações partidárias seja pautado em regime de urgência. O texto já passou pelo Senado.
Pedras
Lira disse que, se houver maioria, não atrapalhará a tramitação da proposta, que sofre resistência no PP e no PL.
Tiroteio
“Isso é o mínimo para quem comete esse crime, que usa a posição hierárquica para tirar vantagem de quem trabalha. É um absurdo.” De Margarete Coelho (PP-PI), deputada federal, sobre o presidente da CBF, Rogério Caboclo, ser afastado após acusação de assédio sexual.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo