Não captei
Coluna foi publicada nesta terça-feira (19)
Folha de São Paulo
A deputada federal Luiza Erundina (Psol) diz ter dificuldade em entender a estratégia de filiar Marta Suplicy novamente ao PT para indicá-la vice de Guilherme Boulos (Psol) na eleição para a prefeitura no ano que vem.
“Eu preferia uma outra candidatura, mas é o PT que deve avaliar”, diz ela, que foi a companheira de chapa do psolista em 2020. Nos últimos anos, Erundina foi crítica de Marta e chegou a chamá-la de “traidora do povo”. “Por que agora a Marta tudo bem?”, pergunta.
Fake
Expoentes do Psol em São Paulo publicaram informações distorcidas sobre a tarifa zero de ônibus, implantada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). O vereador Celso Giannazi escreveu que o benefício termina em janeiro, o que é falso. A postagem foi compartilhada por Erundina. Já Boulos postou que “o passe livre será ao modo Ricardo Nunes: passagem de graça aos domingos, passagem mais cara no resto da semana”. A tarifa, no entanto, não aumentou.
Eu acredito
Presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), afirma ter certeza de que Marta não vai trair Nunes.
“Ela tem um histórico respeitado por todos que não combina com traição”, diz ele, que coordenará a campanha do prefeito à reeleição.
Lexotan
Os presidentes do PL no estado de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues, e na capital, Isac Félix, reuniram-se com Nunes na segunda-feira (18) para reafirmar apoio à sua reeleição.
O aceno veio após a declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro favorável à candidatura do deputado Ricardo Salles (PL-SP), na semana passada.
Metaverso
Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Eduardo Tuma foi reeleito para novo mandato de um ano. No período, a corte estará sob os holofotes devido à eleição para a prefeitura.
Uma das prioridades será a criação de um grupo de trabalho sobre Inteligência Artificial e seus possíveis usos no monitoramento das políticas públicas.
Berçário
Presidente da recém-criada Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) quer votar no primeiro semestre do ano que vem o projeto que cria a política nacional de desenvolvimento da economia criativa.
O projeto prevê um sistema para fomentar iniciativas como incubadoras e aceleradoras de iniciativas.
No peito
Mais alta condecoração da Marinha, a medalha Mérito Tamandaré foi entregue na segunda-feira (18) a diversos empresários, entre eles André Esteves (BTG), Marco Molina (Marfrig), José Carlos dos Santos Jr. (Fórum das Américas) e Karim Miskulin (Grupo Voto).
Os nomes foram indicados pelo almirante Flávio Rocha, ex-secretário de Assuntos Estratégicos do governo Bolsonaro.
Slow motion
Além da expectativa sobre a nomeação para o Ministério da Justiça, os meios jurídico e político aguardam a definição do presidente Lula sobre duas vagas de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), ambas destinadas à advocacia. O presidente, no entanto, mais uma vez dá sinais de não ter pressa.
QI
Uma delas tem os advogados Flávio Jardim, apoiado por Gilmar Mendes, e Diogo Condurú, paraense com respaldo do governador Helder Barbalho (MDB) e do PT do estado. Corre por fora Liz Vecchi (GO).
Na outra, o favorito é Eduardo Martins, filho do ministro Humberto Martins, do STJ, que tem apoio também do presidente da Câmara, Arthur Lira. Também estão no páreo Vicente Viana e Rebeca Moreno.
É tetra
Quatro dos sete ex-presidentes do PT vivos declararam apoio ao advogado Marco Aurélio Carvalho para o Ministério da Justiça. O mais recente foi Ricardo Berzoini, que se manifestou na segunda-feira (18). Antes dele, também já haviam se manifestado José Dirceu, José Genoino e Rui Falcão.
Não se posicionaram Olívio Dutra, Tarso Genro e o próprio presidente Lula, que é quem fará a indicação para a pasta.
Entulho
O Ministério da Saúde vai enviar 150 toneladas de aventais próximos ao prazo de validade para cooperativas de reciclagem do Alto Tietê (SP). De acordo com a pasta, é um estoque adquirido no governo Jair Bolsonaro que soma mais de 33 milhões de unidades, todas perto do vencimento.
A opção por incinerar os objetos foi descartada pelo alto custo, estimado pelo TCU em R$ 10 milhões, numa operação que levaria sete meses.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo