Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Minha turma

Coluna foi publicada nesta terça-feira (20)

Painel da Folha de São Paulo | 20/08/2024, 11:04 h | Atualizado em 20/08/2024, 11:04

Imagem ilustrativa da imagem Minha turma
Nome de Ricardo Nunes tem sido omitido do material de campanha de candidatos a vereador bolsonaristas em São Paulo, apesar de seus partidos estarem na coligação do MDB |  Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Candidatos a vereador bolsonaristas têm omitido do material de campanha o nome do prefeito Ricardo Nunes (MDB), apesar de seus partidos estarem na coligação dele. O prefeito não é considerado um direitista raiz, enquanto Pablo Marçal (PRTB) é visto como um conservador mais autêntico. Principal aposta do PL, a influenciadora Zoe Martinez é uma das que não mencionam Nunes. Ela prefere vincular sua imagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e à deputada federal Bia Kicis (PL-DF).

Queima filme

Outro influenciador, Lucas Pavanato (PL) usa imagens do ex-presidente e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Já a vereadora Sonaira Fernandes (PL), que busca novo mandato, tem privilegiado fotos com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de quem foi assessora. Outros exemplos de candidatos bolsonaristas que não têm mostrado ou citado Nunes são Douglas Garcia, Adriles Jorge e Nise Yamaguchi, todos do União Brasil.

Perde perde

Estrategistas de Pablo Marçal comemoraram os vídeos de Jair Bolsonaro em que ele reafirma seu apoio a Ricardo Nunes. A avaliação é que isso não será suficiente para evitar a debandada de eleitores do ex-presidente para a campanha do ex-coach. Além disso, afugentarão eleitores mais de centro do prefeito que rejeitam Bolsonaro.

Lupa

Ausente do debate promovido pela Veja nesta segunda-feira (19), a campanha de Ricardo Nunes vai avaliar caso a caso a participação em encontros do tipo, diz Baleia Rossi, presidente do MDB. “O Ricardo Nunes quer discutir a cidade. Falar do problemas reais da população e dos projetos para solucioná-los. Infelizmente os dois primeiros debates baixaram muito o nível, desrespeitando principalmente o eleitor”, diz.

Se minha Kombi falasse

Uma Kombi que seria utilizada pela campanha a vereador do ativista digital Pedro Markun (Rede) foi furtada, no último domingo (18), no Alto de Pinheiros, em São Paulo. O veículo, de 1975, foi emprestado por uma apoiadora. O candidato tinha como objetivo instalar inteligência artificial no veículo e colocá-lo para “conversar” com possíveis eleitores. O candidato publicou um vídeo em suas redes sociais em que pede ajuda para localizá-lo.

Modo de usar

O União Brasil terá mais de 36 mil candidatos na eleição municipal, mais do que a estimativa inicial. Deste total, 1.276 concorrerão a prefeito, 1.260 a vice e 33.529 a vereador. O cenário levou a Fundação Indigo, ligada ao partido, a lançar um guia para orientar seus candidatos a prefeito a elaborarem programas de governo, em temas como educação, saúde e desenvolvimento social.

Pra ontem

Quase três meses depois de dizer que criaria cinco instâncias para atuação no sistema de direitos humanos, a Defensoria Pública da União não tirou nenhuma do papel. Na última quarta (14), o defensor regional de Direitos Humanos, Gabriel Santos, encaminhou memorando cobrando a promessa e citou especialmente a Bahia, estado que tem a maior população quilombola do país e a segunda maior indígena.

Devo, não nego

A DPU diz que tem se empenhado em expandir e fortalecer a área de direitos humanos, mesmo diante de restrições orçamentárias. Em nota, diz ainda que o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, concorda com a criação de instância adicional na Bahia.

Mapa

O Ministério do Turismo está elaborando estudos técnicos para atestar a viabilidade da exploração do ecoturismo sustentável do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A ideia é que sejam elaboradas novas rotas dentro do parque, que foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em julho.

Calendário

A Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo definiu como prioridade para este semestre na Câmara a votação de projeto que altera regras relativas à competência e aplicação de multas no âmbito do Código de Defesa do Consumidor. Membros da da frente vão procurar o presidente Arthur Lira para pedir que a matéria seja incluída na pauta até setembro.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: