Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Impaciência

Coluna foi publicada no domingo (24)

Painel da Folha de São Paulo | 25/09/2023, 11:57 h | Atualizado em 25/09/2023, 11:58
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Impaciência
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) aumenta tom das cobranças ao governo Lula |  Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Movimento Sem Terra (MST) voltou a aumentar o tom das cobranças ao governo Lula. As críticas agora se estendem à demora na aquisição de produtos da agricultura familiar. “Até agora o governo não comprou um quilo dentro do Programa de Aquisição de Alimentos”, diz João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional. A demanda do MST era de gasto de R$ 1,1 bilhão no ano, mas apenas R$ 250 milhões foram disponibilizados. “E mesmo esse valor menor parece que se perdeu na burocracia”, afirma.

Pavio curto
As reclamações também incluem o ritmo de assentamentos de famílias. A demanda do MST era de 50 mil em 2023. “Minha preocupação é que algum momento as famílias começam a fazer uma reclamação nacional, indo para a estrada, parando rodovias. Não está prevista no momento uma jornada de ocupações, mas já há uma reclamação de que precisaremos de cinco mandatos do Lula para concluir a reforma agrária”, afirma o dirigente.

Currículo
O advogado Sebastião Coelho da Silva, que ganhou notoriedade ao peitar os ministros do STF no julgamento de um réu do 8 de Janeiro, tem um histórico de clientes envolvidos em casos midiáticos.

Em 2005, ele foi advogado de Maurício Marinho, então funcionário dos Correios, flagrado por uma câmera recebendo propina. O episódio ajudou a detonar o mensalão.

Vaivém

No mesmo ano, Coelho defendeu Sebastião Buani, dono de uma lanchonete na Câmara que dizia receber mensalinho do então presidente Severino Cavalcanti. A ação dele como advogado ocorreu em um intervalo da sua carreira como juiz.

Em 2004, Coelho se aposentou, mas teve de voltar à magistratura por problemas no requerimento apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU)

Cais
O programa de enfrentamento às organizações criminosas elaborado no Ministério da Justiça trará recomendações para melhorar a segurança portuária, segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

A expectativa é que o plano seja apresentado ao ministro Flávio Dino nesta semana. O ministério vem recebendo críticas no PT por um suposto desprezo à área de segurança. Alencar rebate as reclamações e diz que são genéricas.

Guerra...
O governo do Distrito Federal apresentou uma série de ações no STF para cobrar de embaixadas estrangeiras pagamentos de dívidas por tributos como IPTU, Taxa de Limpeza Pública e outros. Foram acionadas as de Arábia Saudita, Guiné, Moçambique, Nigéria, Nicarágua e Paquistão. O argumento das missões é que elas têm imunidade tributária.

...fria
O governo do DF diz que estrangeiros têm que requerer imunidade à Secretaria da Fazenda com documento que reconheça reciprocidade no tratamento dos dois países e que o benefício é conferido somente em relação a impostos, e não a taxas como a de limpeza.

Fui
Anunciado em julho coordenador político da pré-campanha a prefeito de São Paulo de Kim Kataguiri, o deputado estadual Rafael Saraiva decidiu acompanhar o posicionamento de sua sigla, o União Brasil, e apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB). A baixa mostra as dificuldades de Kim para se viabilizar em seu próprio partido.

Juntos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) formalizou pedido para aderir à Câmara de Promoção de Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios, criada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para melhorar a discussão regulatória e reduzir a litigiosidade no país.

Criado no último dia 15, o órgão terá representantes também da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de entidades que representam setores econômicos, trabalhadores e sociedade civil.

Pontapé
Os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos), Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte) participam hoje de uma ação contra o racismo antes da final da Copa do Brasil.

Eles entregarão camisas aos jogadores com o mote da campanha. Haverá ainda a subida de um balão inflável do Disque 100 e a exibição de letreiros.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel