Fumaça
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (15)
Folha de São Paulo
A Advocacia-Geral da União notificou o Governo de SP pedindo a remoção de postagem do secretário de Segurança, Guilherme Derrite, de fotos de pacotes de maconha com adesivo com a imagem do presidente Lula (PT) e a mensagem “faz o L”. A carga foi apreendida com um casal em Euclides da Cunha Paulista, que a levava à capital paulista. “Parabéns aos policiais. Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em SP o crime não compensa”, escreveu o secretário de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Até a última ponta
A AGU diz que as postagens têm caráter político e afirma que adotará “medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta” caso não sejam apagadas. A assessoria de Derrite afirma que o secretário posta fotos de todas as apreensões. “Não há motivo para ele ocultar por conta do adesivo que vai na droga”, diz em nota.
Mão na massa
O presidente do MDB, Baleia Rossi, disse que os três ministros do partido no governo Lula (PT) ?Simone Tebet (Planejamento), Renan Filho (Transporte) e Jader Filho (Cidades)? vão se engajar na campanha à reeleição do prefeito de SP, Ricardo Nunes, no ano que vem. “A principal eleição do MDB, no Brasil, é a reeleição do prefeito Ricardo Nunes”, disse Baleia ao podcast Política Real.
Salada
Nunes enfrentará dois outros candidatos da base governista: Guilherme Boulos (PSOL), que terá o apoio do próprio Lula, e Tabata Amaral (PSB), do partido do vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Seguro...
O PT discute blindar prefeitos do risco de serem desafiados internamente e não poderem se candidatar à reeleição no ano que vem. A próxima reunião do diretório nacional, ainda sem data marcada, debaterá a criação do mecanismo das candidaturas natas, que garante legenda aos ocupantes dos cargos.
...desemprego
A proposta surgiu no âmbito da federação que o partido mantém com PV e PCdoB. A ideia seria evitar que um prefeito petista corra o risco de enfrentar uma prévia com candidatos das outras legendas. No partido, no entanto, há resistência à ideia, considerada antidemocrática por alguns dirigentes.
Tmj
A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados aprovou moção de apoio ao presidente do partido, Eduardo Leite, após uma decisão judicial determinar a realização de nova eleição da Executiva nacional. Além disso, foi anulada a prorrogação do mandato que possibilitou que ele assumisse o comando da sigla. O PSDB hoje tem 14 deputados. Na nota, aprovada de forma unânime, a bancada “reconhece o valoroso trabalho de fortalecimento do partido”.
Opção
O projeto que o governo vai enviar ao Congresso sobre o saque-aniversário do FGTS prevê que o trabalhador demitido sem justa causa e que tiver aderido à modalidade terá 30 dias para retornar ao saque-rescisão, de acordo com minuta obtida pelo Painel. A medida vale para quem tiver sido demitido desde abril de 2020. Quem optar pelo retorno ao modelo tradicional, no entanto, ficará impedido de optar novamente pelo saque-aniversário.
Assembleia
Os detalhes foram definidos em uma reunião na última quarta-feira com o presidente Lula (PT), os ministros Luiz Marinho (Trabalho), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda), além do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Chico Macena.
Chá de sumiço
A Câmara Municipal de SP tentou intimar em sete ocasiões o vereador Camilo Cristófaro (Avante), alvo de processo de cassação devido a uma fala racista, mas não teve sucesso. O plenário da Casa votará na próxima terça-feira o futuro do vereador, que provavelmente perderá o mandato. Após notificá-lo via Diário Oficial e procurá-lo em casa e no gabinete, a Casa entregou uma intimação ao advogado de Cristófaro.
Código
A Assembleia de SP aprovou projeto que consolida 72 leis estaduais sobre direitos do consumidor. O texto, do deputado Thiago Auricchio (PL), foi encaminhado para o governador Tarcísio de Freitas. A ideia é organizar a legislação paulista para reduzir a litigiosidade e elevar a eficácia do sistema de proteção ao consumidor.
My house
O ministro das Cidades, Jader Filho, participa no próximo domingo de um encontro organizado pela ONU-Habitat, em Nova York (EUA), no qual deverá falar sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros temas. A previsão do governo é entregar 400 mil unidades habitacionais do programa até o final do ano.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo