Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Faca de dois gumes

| 05/07/2021, 07:38 h | Atualizado em 05/07/2021, 07:41
Painel

Folha de São Paulo


Integrantes da CPI da Covid temem que a abertura de inquérito determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar se Jair Bolsonaro prevaricou ao supostamente ter ignorado indícios de irregularidade no contrato da Covaxin possa se voltar contra a comissão.

Motivo: eles acreditam que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura forçada pelo Supremo e já deu indicativos de não ver crime no caso. A avaliação é de que um pedido de arquivamento da apuração por parte da Procuradoria pode enfraquecer a tese levantada pela CPI.

Tiro no pé?
A preocupação com essa hipótese foi expressada pelo próprio presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), a pessoas próximas. Mesmo que a PGR peça para arquivar o inquérito, a comissão poderá solicitar o indiciamento de Bolsonaro pelo crime no relatório final, mas seu impacto tende a ser menor. A CPI deve funcionar até outubro.

Devagar...
A PGR abriu a apuração após ser pressionada por Rosa Weber. Antes, a Procuradoria disse que esperaria a CPI, posição rejeitada pela ministra. A queixa-crime foi enviada ao STF por três senadores. Parlamentares ressaltam que a ação não partiu da CPI, embora assinada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente do colegiado.

...Com o andor
Apesar de seguir na linha de que Bolsonaro prevaricou, membros da cúpula da CPI pregam cautela para não minarem a própria comissão. A acusação contra o Presidente surgiu de relatos de Luís Miranda (DEM-DF) e seu irmão, Luís Ricardo Miranda, de que o mandatário foi avisado sobre suspeitas na compra da Covaxin e não mandou apurar o caso.

Mais um
O depoimento do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, na quarta-feira, pode trazer um novo personagem para a CPI: o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Motivos
Senadores suspeitam que o parlamentar tem dedo na manutenção de Dias no cargo e devem questionar o depoente a respeito. O ex-diretor foi apontado como autor de suposto pedido de propina em troca da compra de doses da AstraZeneca pela empresa Davati, como mostrou a Folha.

Firme
Apesar da pressão para que o presidente Bolsonaro abra mão de enviar o nome de André Mendonça (AGU) ao Senado e do receio de que ele não seja aprovado pela Casa, aliados do Presidente dizem que ele ainda não desistiu de indicá-lo.

Como dantes
Apesar dos novos protestos do sábado com pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro, dirigentes de siglas do Centrão dizem que a disposição do Congresso segue igual e que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deverá analisar as solicitações de afastamento do mandatário que estão sobre a mesa dele.

Preparar...
A cúpula do DEM se debruçou sobre pesquisas quantitativas e qualitativas solicitadas pelo próprio partido e decidiu apostar mesmo na pré-candidatura do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à Presidência da República. A intenção é lançá-lo em ato até setembro.

...O terreno
A decisão se baseia sobretudo nas análises qualitativas. A avaliação é de que a polarização ainda se sobressai à busca por uma terceira via, mas que Mandetta se encaixa no perfil de presidente desejado pela população. Pela pesquisa, a maioria quer um mandatário com experiência política e de gestão e mais conservador ou ao centro.

Decrescente
O Ceará registrou queda de 28,8% nas ocorrências de crimes violentos se comparados os primeiros seis meses de 2020 e 2021 – foram 2.245 contra 1.599. No ano passado, o estado contabilizou a maior alta no número de assassinatos do País, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Sem trégua
Os números do primeiro semestre também mostram aumento de 80% na quantidade de drogas apreendidas pelas forças estaduais e queda de 17% nos registros de crimes violentos patrimoniais. Fortaleza chegou a ficar 88 horas sem homicídio.

Razões
“Reforçamos o investimento em inteligência e tecnologia e passamos a priorizar as regiões que estatisticamente apresentavam os piores indicadores de violência”, afirma Sandro Caron, secretário de Segurança Pública do Ceará desde setembro de 2020.

Tiroteio
“Os atos confirmam: é a pressão das ruas que levará Arthur Lira a tirar da gaveta o impeachment para livrar o Brasil de Bolsonaro”
De Gleisi Hoffmann, presidente do PT, sobre os protestos realizados no sábado nas 27 capitais pedindo o afastamento do mandatário.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel