Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Eu voltei

Coluna foi publicada nesta terça-feira (21)

Painel da Folha de São Paulo | 21/11/2023, 10:53 h | Atualizado em 21/11/2023, 10:55
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Eu voltei
Aécio deve voltar a ser o nome mais influente do PSDB |  Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

A convenção nacional do PSDB, marcada para o próximo dia 30, deve consolidar o retorno do deputado federal Aécio Neves (MG) à posição de figura mais influente na sigla, ainda que não como presidente. O ex-senador levou a melhor em relação ao grupo de Eduardo Leite (RS) nas negociações para construção de uma chapa única e deverá ter ao seu lado a maioria do diretório nacional do PSDB, grupo que escolherá a Executiva tucana (a cúpula do partido), inclusive o presidente, no fim do mês.

Xadrez

Aécio tem dito que deseja a continuidade de Leite na presidência, mas o governador gaúcho tem afirmado que não quer. Leite sondou Tasso Jereissati (CE) para sucedê-lo, mas o ex-senador é rejeitado pelo grupo do ex-governador de MG. Nesse cenário, ganha força o nome de Marconi Perillo, ex-governador de Goiás e aliado de Aécio.

Largada

Em agosto, logo após absolvição pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) de acusação de corrupção no caso JBS, Aécio foi ovacionado por tucanos em evento do PSDB, lançando assim o processo de reabilitação de sua ascendência sobre a legenda.

Equilibrando…

A dificuldade para conciliar a presidência do PSDB e a gestão estadual é um dos motivos para a recusa de Leite. Nesta quarta-feira (22), ele deverá receber críticas no tradicional evento “Tá Na Mesa”, da Federasul. Empresários e deputados preparam-se para pressioná-lo por ter enviado ao Legislativo proposta de aumento do ICMS.

...pratos

Segundo o tucano, a ideia é proteger o estado de perdas com a Reforma Tributária, dado que o futuro IVA se baseará na média arrecadada pelos estados entre 2024 e 2028.

Representatividade

Das 35 personalidades que serão agraciadas com a medalha Mérito Legislativo da Câmara neste ano, apenas quatro são mulheres. Cada líder partidário pode fazer uma indicação, enquanto membros da mesa diretora da Casa podem sugerir dois nomes cada um.

Lista

Serão premiadas a advogada Carol Proner, a ex-deputada Irma Passoni, a líder quilombola Mãe Bernadete e a servidora da Câmara Maria Madalena da Silva.

Prioridades

Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foram os equipamentos mais pedidos pelos prefeitos no eixo Saúde da primeira etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula (PT).

Demanda

O governo federal prevê a construção de 1.800 novas UBSs nessa fase e recebeu 5.660 propostas. Nas UOMs, a previsão é de 202, e foram 3.366 pedidos. Nos Caps, a projeção é de 75, ante 1.402 propostas.

Inshallah

Articulador internacional do bolsonarismo, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem se aventurado por um novo idioma: o árabe. O grupo encabeçado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem relações próximas com lideranças dos países do golfo Pérsico, como Arábia Saudita e Bahrein.

www

Recentemente, o deputado foi visto falando inglês com trumpistas nos EUA e espanhol com mileístas na Argentina. “Ele é muito disciplinado e faz aulas pela internet, gravadas”, diz o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP).

Pega um...

A segurança pública se transformou no tema prioritário das pré-campanhas para a Prefeitura de São Paulo de 2024. Três dos candidatos, Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Salles (PL), estudam nomes ligados ao setor para vices: o delegado Osvaldo Nico, o apresentador José Luiz Datena e o deputado Delegado Palumbo (MDB), respectivamente.

...pega geral

Guilherme Boulos (Psol) criou grupo de trabalho sobre o assunto, que elaborou proposta de aumentar ações de fiscalização de lojas de celulares em regiões com muitos furtos, com o objetivo de coibir a receptação. Kim Kataguiri (União), por sua vez, tem falado em transformar a Guarda Civil Municipal em polícia municipal e que, caso eleito, daria orientação para “matar bandidos”.

Venham.ppt

O Novo lançou uma campanha de filiação com o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (PR), recém-chegado ao partido, como garoto-propaganda. A sigla dará prêmios para quem se destacar na tarefa de trazer novas pessoas. Uma das recompensas será uma mentoria presencial com o ex-procurador, com passagens e hospedagem pagas pelo partido.

Alma do negócio

O governo brasileiro vai colocar um painel na fachada do estande do país na COP28, que ocorrerá entre o próximo dia 30 e o dia 12 de dezembro em Dubai, chamando para a edição de 2025, prevista para Belém (PA). Além dos dizeres “Rota para a COP30 2025”, o painel trará uma mensagem sobre as preocupações do Brasil com o clima e a sustentabilidade. O presidente Lula visitará a conferência, acompanhado por uma comitiva.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel