Estamos aí
Folha de São Paulo
Logo após ter deixado o Psol para entrar no PSB, o deputado Marcelo Freixo (RJ) se juntará ao novo colega de partido Alessandro Molon (RJ) para começar em breve um périplo pelo Rio em uma espécie de pré-campanha ao governo estadual e ao Senado, respectivamente.
“Estou defendendo uma ética do diálogo contra o medo, o ódio. Então tem que conversar com prefeitos, vereadores, sociedade civil, professores, policiais, moradores de periferia”, diz o novo pessebista.
Concreto
No PSB, a iniciativa é vista como uma maneira de dar forma às duas candidaturas desde já e pressionar outros partidos a aderirem à aliança de oposição a Jair Bolsonaro. O ex-presidente Lula (PT), por exemplo, ainda não deu sinal de sua preferência, e mantém conversas também com Eduardo Paes (PSD). A ideia é que Freixo e Molon percorram todas as regiões do estado até o final de 2021.
Cuidado
Ameaçado de morte desde que presidiu a CPI das Milícias na Assembleia do Rio, em 2008, Freixo diz que sabe onde pode e onde não pode entrar durante a campanha, e afirma não estar com mais medo diante do cenário atual. “Cria uma motivação maior para derrotar o Bolsonaro. Ele se alimenta do medo”, diz.
Aliança
A candidatura de Molon ao Senado ainda é vista no PSB como eventualmente negociável, se for para viabilizar uma frente contra Bolsonaro. Freixo elogiou o colega e disse que, se isso tiver que ocorrer, será uma atitude muito republicana do deputado.
Chumbo...
Hoje, dia em que Jair Bolsonaro liderará uma “motociata” em apoio a si próprio em São Paulo, o governador João Doria (PSDB-SP) visitará a região de origem do Presidente, o Vale do Ribeira. Bolsonaro foi criado na cidade de Eldorado.
...trocado
Doria acompanhará o início de obras de ampliação e modernização de um hospital em Pariquera-Açu (214 km de SP) e fará o descerramento de placa de uma clínica de saúde em Registro (188 km de SP).
Nome na lista
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, vai usar uma das quatro credenciais do governo para ir aos Jogos de Tóquio. João Roma (Cidadania) será o representante do Brasil no evento. O banco é o principal patrocinador dos esportes olímpicos. Por causa da pandemia, as delegações estão indo mais enxutas do que o normal.
Opção II
Em reunião com a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), representantes da Frente Nacional dos Prefeitos informaram que, entre a reforma tributária fatiada defendida pelo ministério da Economia e a mais ampla proposta pelo relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), eles ficam com o governo.
Argumento
Os prefeitos explicaram que o melhor caminho seria seguir a reforma sugerida pelo movimento “Simplifica Já”, que não impacta nos impostos municipais, mas caso ela não prospere a melhor opção é a do governo.
Depois
A aposta dos gestores é que a fatia sobre os municípios fique para o fim e nem seja votada por causa da chegada do período eleitoral.
Olho
As recentes mudanças efetuadas pelo governo Bolsonaro em cargos de chefia dos fundos de pensão de funcionários da Caixa (Funcef) e do Banco do Brasil (Previ) geraram preocupação entre técnicos da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), responsável por fiscalizar as entidades.
Sinais
Em maio, na Previ, José Maurício Pereira Coelho renunciou, em uma saída vista como forma de dar espaço para aliados do governo. No fundo de funcionários da Caixa, foram efetuadas mudanças na presidência e nas diretorias de participações e investimentos.
Alerta
As trocas foram debatidas entre técnicos que monitoram os fundos e a indicação é que há necessidade de aumentar a atenção.
Na rua
O Ministério da Justiça começa a coletar material genético de famílias de desaparecidos em 180 pontos espalhados pelo País a partir da segunda até a sexta. A campanha é em parceria com as secretarias estaduais de segurança e os dados vão para a Rede Integrada de Bancos Perfis Genéticos, utilizada nas investigações.
Tiroteio
“Bolsonaro passa de raivoso para apaixonado. Dorme sonhando com minha calça e acorda pensando na minha sunga.”
De João Doria (PSDB-SP) sobre ter sido chamado de “sunguinha apertadinha” pelo Presidente na live semanal.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo