Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Epidemia

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (08)

Painel da Folha de São Paulo | 08/03/2024, 11:20 h | Atualizado em 08/03/2024, 11:20
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Epidemia
Defensoria Pública da União pedirá a "divulgação responsável" de casos de feminicídio na imprensa e nas redes sociais em nota técnica apresentada ao Ministério da Mulher |  Foto: Pillar Pedreira / Agência Senado

Em nota técnica por ocasião do Dia da Mulher, a ser apresentada nesta sexta-feira (08) ao Ministério das Mulheres, a Defensoria Pública da União (DPU) pedirá a “divulgação responsável” de casos de feminicídio na imprensa e nas redes sociais.

“Imagens de mulheres mortas ou com os corpos violentados contribuem para um reforço de códigos de gêneros em que elas são destituídas de qualquer poder”, diz. O órgão também aponta a existência de um “generocídio” no país atualmente.

Lilás

A Justiça Eleitoral de São Paulo atingiu percentual próximo da meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a diversidade de gênero na magistratura, de 40% de mulheres. Atualmente, são 32,8% de mulheres exercendo o cargo de juíza eleitoral no maior estado do país, ou 122 em 372. Há ainda 21 zonas eleitorais aguardando a designação de magistrado ou magistrada titular.

De bem

Ex-secretário de Habitação de São Paulo, João Farias será um dos coordenadores da campanha à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Sua missão será atuar em uma área que é cara a Guilherme Boulos (Psol), a mobilização de entidades de moradia. No ano passado, Farias deixou a gestão Nunes de maneira abrupta, após apontar possível direcionamento de um decreto para beneficiar uma empresa no programa habitacional Pode Entrar.

Professor

O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça deu na quinta-feira (07) a palestra de encerramento de um curso de comando de dois dias oferecido pela Prefeitura de São Paulo para 40 integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ele falou sobre governança pública aos servidores da corporação no evento, organizado pela Secretaria de Segurança Urbana do município.

Pula fogueira

Ex-candidato a presidente em 2022, Padre Kelmon se filiou ao PRTB para disputar a Prefeitura de São Paulo. O anúncio foi feito em vídeo pela presidente estadual do partido, Rachel de Carvalho. “Vem fortalecer a nossa família com seus valores cristãos”, disse ela. Ele não terá tempo de TV, nem poderá participar de debates. Kelmon não quis se juntar ao PRD, sucessor de seu antigo partido, o PTB.

Grilhões

A deputada Julia Zanatta (PL-SC) protocolou projeto para regulamentar o trabalho por aplicativo que vai na contramão do apresentado pelo governo para motoristas de apps. A proposta da bolsonarista mantém a relação entre trabalhadores e empresas praticamente nos moldes da existente hoje. O trabalhador será remunerado “exclusivamente pelo valor aceito pelo prestador em relação a cada incursão e veda a definição prévia de valor mínimo diário, semanal ou mensal.

Não cola

Presidente da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida critica a tentativa de bolsonaristas envolvidos no 08 de Janeiro de dizer que sofrem perseguição política do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O argumento foi usado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu discurso na avenida Paulista, em 25 de fevereiro.

Nada a ver

“Perseguição política é quando você está resistindo a um regime de exceção, lutando por democracia. O que eles estavam pedindo era exatamente o contrário”, afirma. O pedido de Bolsonaro, diz ela, é “absolutamente distorcido”. O órgão é ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, mas tem autonomia operacional.

Quem avisa amigo é

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), ligado ao Movimento Sem Terra (MST), criticou em discurso na Câmara na última quarta-feira (06) o governo Lula pela demora na reforma agrária e afirmou que, sem uma solução, o movimento pode voltar a fazer ocupações de terra. “Já se passou mais de um ano na expectativa e na espera da reforma agrária, dos assentamentos, dos investimentos. E ainda não temos nada”, declarou.

Isenção

Empossado como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na última quarta-feira (06), José Rodrigo Sade diz haver “zero pressão” em torno do julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil), marcado para 1º de abril. Ex-advogado de Deltan Dallagnol, aliado de Moro, ele também afirma não se sentir impedido a participar do caso. “Seria impedimento se eu tivesse atendido o próprio réu do processo [Moro]”, afirma.

Willkommen

O Brasil aderiu a um projeto-piloto do governo alemão desenvolvido para reduzir o impacto do turismo praticado por viajantes do país europeu em outros locais. O programa tem como objetivo identificar os potenciais destinos de interesse dos turistas e fazer visitas de inspeção nesses locais.

Agenda

O movimento liberal Livres vai lançar seu "Caderno de Política Públicas" de 2024 durante o evento que acontece nesta sexta (08) e sábado (09) em São Paulo. O material reúne mais de 80 propostas para auxiliar futuros candidatos a vereador e a prefeito, de diversos partidos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel