Eduardo e Luiza
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (02)
Folha de São Paulo
Luiza Erundina (Psol) não irá à refiliação de Marta Suplicy ao PT nesta sexta (02). Os petistas agora se concentram em convencer a deputada, que teceu duras críticas à vice de Guilherme Boulos (PSOL) no passado, a pelo menos não fazer oposição aberta à aliança. Em compensação, o apoio de Eduardo Suplicy, que chegou a propor prévia, está sacramentado. Na quinta-feira (01) ele saiu satisfeito de uma reunião com Lula para falar de seu projeto de renda universal, após meses tentando audiência.
Tatuzão
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, incluiu a visita a uma empresa especializada na construção de túneis submersos, como o que ligará Santos e Guarujá, no road show pela Europa na semana que vem.
A obra seria feita apenas pelo governo federal, mas Lula recuou nesta semana e incluiu o estado como parceiro. Na próxima quarta-feira (07), Tarcísio vai se reunir em Paris com a Tec Tunnel, que já fez obras do tipo em países como China, Coreia do Sul, Dinamarca, Suécia e Alemanha.
Cimento
Na viagem de cinco dias, Tarcísio se encontrará com empresas especializadas em projetos de infraestrutura. O cardápio do governo inclui concessões rodoviárias e ferroviárias e o trem SP-Campinas. Outras empresas visitadas são as espanholas Acciona e Sacyr, as italianas Gavio e Ghella e a francesa Alstom, além dos bancos Santander e BNP Paribas.
Não é o que não pode ser
Braço direito de Tarcísio, o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, disse que o governo "não vai dedicar o maior esforço possível" para entregar 200 mil casas populares neste ano. A gafe foi cometida na leitura da mensagem do anual à sessão inaugural da Assembleia.
Concordar em discordar
O chanceler Mauro Vieira respondeu neste final de semana a seu antecessor Celso Lafer, que havia enviado carta crítica à decisão do Brasil de apoiar a ação da África do Sul na Corte de Haia apontando genocídio por Israel em Gaza.
“Ele apresentou seus argumentos de maneira circunstanciada e com muito cuidado, apontando a possibilidade de um genocídio potencial. Eu mantenho minha opinião de que o genocídio não se aplica à discussão de temas humanitários e o direito de guerra” disse Lafer.
Novo novo
O Partido Novo chegou a 43.349 integrantes em janeiro, 39% a mais do que no mesmo período do ano passado. A legenda atribui o crescimento a mudanças implementadas nos últimos meses, como a profissionalização da gestão e o uso de rendimentos derivados do fundo partidário. A sigla analisa quebrar outro tabu e aceitar os recursos do fundo eleitoral na disputa municipal.
Vale...
O relatório da CPI do 8 de Janeiro, de outubro do ano passado, já falava que a Abin passava por um enfraquecimento proposital associado à tentativa de criar um órgão paralelo de inteligência, "comprometido unicamente com os interesses do então presidente da República".
...o escrito
No documento, a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou que as investigações revelaram que não houve propriamente um “apagão de inteligência”, e sim “o desvirtuamento, o enfraquecimento e o desmantelamento de um sistema que, se tivesse sido levado a sério, poderia ter evitado os acontecimentos do dia 8 de janeiro”.
Tchê tchererê tchê tchê
A prefeitura de Campo Alegre de Lourdes (BA) contratou show do cantor Gusttavo Lima por R$ 1,3 milhão para a festa da padroeira da cidade, em 09 de fevereiro. A cidade de 30 mil habitantes está em situação de emergência pela seca desde setembro de 2023.
Chove, chuva
O prefeito Enilson Marcelo (PC do B) justifica o gasto com o artista com base no retorno econômico ao município. “A festa traz gente de 20 cidades vizinhas, atrai de 30 a 40 mil pessoas. Tudo isso gera riqueza, movimenta restaurantes e atrai ambulantes”, diz. Ele diz que as condições pluviométricas estão melhorando neste início de ano, embora a emergência siga em vigor.
Telefone sem fio
O Ministério da Previdência acusa peritos do INSS de descumprirem decisão do STJ que determinou um percentual mínimo de atividade durante a paralisação da última quarta-feira (31) e diz que vai descontar salário dos servidores.
Os patamares variavam de 70% a 85% dependendo do estado. A associação da categoria diz que não foi notificada da decisão e afirma que, por isso, o eventual corte do ponto seria ilegal.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo