Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

É só pena que voa

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (22)

Painel da Folha de São Paulo | 22/01/2024, 12:26 h | Atualizado em 22/01/2024, 12:26
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem É só pena que voa
Presidente do PSDB em São Paulo, Orlando Faria decidiu deixar o cargo por conta de movimentações de ala do partido para apoiar Ricardo Nunes (MDB), de acordo com apurações |  Foto: Reprodução / Instagram @orlandofaria

A crise generalizada que atravessa o PSDB explodiu agora também na capital paulista. Orlando Faria, aliado de Eduardo Leite (RS) e presidente do diretório municipal da sigla, decidiu entregar o cargo. Segundo ele, as razões são pessoais. A coluna apurou que Faria estava incomodado com movimentação de ala do partido para apoiar Ricardo Nunes (MDB), de cuja gestão ele é crítico. A legenda deve convocar uma convenção para decidir seu novo comandante em São Paulo.

Reservado

A gota d'água para o dirigente foi uma reunião em 19 de dezembro entre Paulo Serra, presidente do diretório estadual do PSDB e prefeito de Santo André (SP), com Nunes. Ele e a cúpula nacional do partido se irritaram por não terem sido chamados. Eles souberam do encontro por meio da agenda pública do emedebista.

Revoada

Vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, João Jorge, por sua vez, decidiu se desfiliar do PSDB após 32 anos e deve puxar a fila dos vereadores. A expectativa é a de que pelo menos cinco dos oito membros da bancada tucana deixem a sigla.

Sem rumo

Próximo de Nunes, Jorge diz que as brigas internas e a indefinição sobre a estratégia eleitoral para este ano levaram-no a decidir sair do partido. Ele vinha defendendo que o PSDB apoiasse o prefeito, o que a legenda ainda não definiu se fará, e afirma que não existe ninguém montando a chapa de vereadores do PSDB em São Paulo.

Lá...

Aliados de Nunes querem se contrapor à tentativa do grupo de Guilherme Boulos (PSOL) de classificar o prefeito como antidemocrático por buscar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

...e cá

Eles vão relembrar na campanha o apoio de Paulo Maluf (PP) a Fernando Haddad (PT, hoje ministro da Fazenda) em 2012 e a chapa de Luiza Erundina (PSOL, à época no PSB) com Michel Temer em 2004 (MDB). A ideia é mostrar que alianças eleitorais entre políticos com visões divergentes são frequentes.

Terra...

Novo secretário de Relações Internacionais de Ricardo Nunes, Aldo Rebelo foi autor de projeto de lei que pretendia proibir o uso de estrangeirismos em comércio, meios de comunicação, publicidade e estabelecimentos de ensino. Ele diz ao Painel que seu projeto de 1999 “é mais atual do que nunca” e tinha por finalidade “valorizar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa”.

...brasilis

“Por que substituir liquidação ou 'queima' das lojas populares pelo pedante 'sale', para não falarmos de 'delivery', 'playoffs', 'valet parking', 'drive thru'”, escreveu em 2001, na Folha. Na época, Rebelo era deputado federal pelo PC do B, e hoje está no PDT.

Cronograma

O governo Lula (PT) finaliza os detalhes para lançar até março a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas, construída pelos ministérios da Justiça e da Educação.

Barreira

A proposta vai consolidar ações para evitar ataques com feridos e mortos em escolas como os registrados em março e abril do ano passado.

Vinha cantando...

O presidente Lula e o ministro Jader Filho (Cidades) viajarão na sexta-feira (26) para Patos, na Paraíba, para participar de evento de entrega de 856 casas do Minha Casa, Minha Vida.

...alegremente

A cidade é reduto político do deputado federal Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara, partido que o presidente tenta atrair para sua base. O pai de Hugo, Nabor Wanderley Filho, está em seu terceiro mandato como prefeito de Patos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel