É o que temos
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (15)
Folha de São Paulo
A Agência Nacional de Mineração (ANM) conta com apenas um servidor para fiscalização e análise de projetos da área em Alagoas. A informação foi dada pelo superintendente substituto de fiscalização do órgão, Helder Pasti, em audiência na Câmara na última terça-feira (12) para discutir o colapso de uma mina da Braskem em Maceió. O servidor disse que a situação perdura há cerca de duas décadas. Segundo ele, a ANM fez tudo o que estava a seu alcance para lidar com o desastre, tendo em vista essa realidade.
Choque
Governadores do Sul e Sudeste divulgaram carta defendendo a exclusão dos veículos movidos a combustão da renovação dos incentivos regionais para montadoras. Com isso, apenas fábricas de carros elétricos seriam beneficiadas.
Por trás da articulação dos governadores está o objetivo de proteger empresas instaladas em suas regiões, que poderiam perder mercado para as situadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Coro
Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella engrossa as críticas à proposta de déficit zero do governo e afirma que a meta estipulada pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) é um retrocesso que pode atrasar o crescimento do país, principalmente na educação. O posicionamento será apresentado na Conferência Nacional de Juventude, que começou na quinta-feira (14).
Lupa
O Ministério Público Federal do Paraná enviou à Procuradoria-Geral da República duas investigações contra Deltan Dallagnol: sobre a tentativa de criar uma fundação com recursos obtidos pela Lava Jato e supostas irregularidades no pagamento de diárias e passagens para membros da força-tarefa.
O ex-procurador diz que a investigação “reflete o desejo de retaliação daqueles que tiveram seus políticos de estimação atingidos”.
Porta da rua
O Cidadania deu autorização formal para que a deputada distrital Paula Belmonte possa se desfiliar do partido sem risco de perder o mandato. Ela teve a expulsão pedida por membros da direção da legenda por sua proximidade com bolsonaristas. No último domingo (10) a parlamentar participou de ato em Brasília contra a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal.
Trilhos
Lideranças dos povos munduruku e caiapó farão manifestação nesta sexta-feira (14) em Novo Progresso (PA) durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado sobre a construção da Ferrogrão. A obra, prioridade do agronegócio, transportará soja do Mato Grosso a Miritituba (PA), de onde será exportada. Entidades temem que a ferrovia aumente o desmatamento e prejudique povos indígenas. O encontro é organizado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).
Farra
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pagou despesas de viagem de ao menos sete familiares do ex-presidente da entidade Ednaldo Rodrigues neste ano, mostram notas fiscais obtidas pelo Painel.
A filha Rafaela Brandt teve o maior valor, R$ 54.374 em hospedagens em hotéis de luxo no Rio e SP. Também foram bancados gastos para Rita Galvão, mulher do dirigente, além do genro, cunhada e netos. Todos voaram de Salvador para o Rio na véspera do Carnaval por conta da confederação.
Voucher
Procurada, a CBF não se manifestou, alegando que Ednaldo foi afastado pela Justiça. Já o ex-presidente não respondeu às mensagens. Em contato com a reportagem no mês passado, ele disse que os gastos foram um equívoco e que a entidade recebeu crédito da agência responsável, mas não mostrou comprovantes.
Interruptor
Em sessão da CPI da Enel na Câmara Municipal de São Paulo na quinta-feira (14), André dos Santos, diretor da empresa, disse que será possível ressarcir produtos eletrônicos que foram danificados no apagão do mês passado. Mas afirmou que não há previsão de pagar por outros prejuízos que consumidores possam ter tido, como alimentos ou remédios.
Penitência
Um abaixo-assinado na plataforma Change.org pede que o presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite (União Brasil), “desconvoque” o padre Júlio Lancellotti de prestar esclarecimentos sobre seu trabalho na cracolândia. A petição, lançada em 2 de dezembro, tem 12 mil apoios. A convocação foi feita pela Frente Parlamentar em Defesa do Centro, presidida pelo vereador Rubinho Nunes (União), crítico do religioso.
Não pode
O Novo entrou com representações no STF e no Conselho Nacional de Justiça contra a prática de tribunais de Justiça estaduais de adotarem adicionais por tempo de serviço, os "quinquênios". Segundo o partido, a prática é inconstitucional e viola vedação do Tribunal de Contas da União.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo