Devolva-me
Coluna foi publicada no sábado (23)
Folha de São Paulo
O Ministério do Trabalho quer eliminar gradativamente a transferência de verbas do PIS/Pasep, que deveriam ser destinadas ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), mas são transferidas a ações da Previdência. Neste ano, o repasse deve alcançar R$ 22,7 bilhões. O dinheiro do FAT é usado para programas como seguro-desemprego e abono salarial. A ideia seria reduzir aos poucos o valor até 2032. A proposta está sendo finalizada, mas a execução não é fácil, por necessitar de emenda.
Alternativa
Outra dificuldade para acabar com o que a pasta chama de “recursos desviados do FAT” é encontrar nova fonte de recursos para a Previdência.
Climão
O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) se irritou ao ser cobrado por uma advogada do Prerrogativas e deixou o grupo jurídico, que reúne aliados do presidente Lula, durante uma discussão por WhatsApp na quinta-feira. O tema eram propostas de envolvimento do setor privado na gestão de presídios, que o BNDES está tocando. Almeida disse que era injusto cobrar dele esse pauta.
Caçador de nuvens
O MDB vai homenagear políticos do partido ainda na ativa que apoiaram a “anticandidatura” lançada há 50 anos por Ulysses Guimarães (SP) à Presidência, em desafio à ditadura. Entre eles estão o senador Jader Barbalho (PA) e o ex-senador Garibaldi Alves (RN). A menção ocorrerá na convenção da legenda em 5 de outubro.
Minha Casa, Minha Vida
O PT desocupou sua histórica sede nacional perto da praça da Sé, em São Paulo, que foi o centro nervoso do partido por décadas, e mudou-se para um espaço mais enxuto na cidade, no bairro de Santa Cecília. “Foi um lugar de muita resistência e sofrimento, mas também de muitas alegrias”, disse a secretária de Finanças, Gleide Andrade.
Geopolítica
A decisão atende a uma mudança provocada pela eleição de Lula. A partir de agora, a sede nacional ficará em Brasília, enquanto o espaço paulistano virou escritório para estruturas administrativas.
Direcionado
A Prefeitura de São Paulo paga anúncios em jornais ligados a Rafael Pistori, funcionário comissionado do gabinete do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ele é dono da Gazeta de Santo Amaro, enquanto sua mulher é proprietária de outras quatro publicações na zona sul. Os veículos recebem R$ 55 mil mensais e tendem a fazer cobertura positiva do Executivo municipal.
Outro lado
O servidor diz que deixou a administração da empresa GSN, dona da maioria dos títulos, ao assumir o cargo ?ele permanece, no entanto, à frente da Gazeta. A Secretaria Municipal de Comunicação diz que a compra de publicidade é conduzida por agências especializadas e que considera critérios técnicos de mercado.
VAR
Uma ação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo em colaboração com o Palmeiras levou à prisão de 28 pessoas em quatro jogos no Allianz Parque. O programa Muralha Paulista prevê a identificação de pessoas com pendências judiciais que tentam entrar no estádio ao usar a biometria facial das catracas. Cada ingresso está atrelado a um CPF, o que permite a individualização de torcedores procurados.
Imortal
A deputada estadual Beth Sahão (PT) apresentou projeto para que a estação de metrô PUC-Cardoso de Almeida, em Perdizes, que deve começar a operar em 2025, receba o nome da ex-reitora da universidade Nadir Kfouri (1913-2011). Ela confrontou o coronel Erasmo Dias em 1977, durante ação contra estudantes. Dias foi recentemente homenageado com um trevo rodoviário em Paraguaçu Paulista.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo