Despacito
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (03)
Folha de São Paulo
O governo brasileiro já conta com mais uma performance extravagante de Javier Milei contra Lula em sua fala na Cpac, conferência conservadora que ocorre no próximo final de semana em Balneário Camboriú (SC). Há uma esperança, no entanto, de que algum tipo de autocontenção do argentino impeça um rompimento total da relação entre os dois governos. Seja como for, a aposta é que os contatos entre os chanceleres Mauro Vieira e Diana Mondino, hoje cordiais, serão preservados.
Quem é quem
Além de Milei, a conferência deve ter outros vips da ultradireita mundial. Representantes do partido português Chega! e do Grupo de Conservadores e Reformistas do Parlamento Europeu, que reúne legendas conservadoras do continente, devem comparecer. Outra presença confirmada é a de Gustavo Funes, ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador.
Cifras
Anfitrião do evento, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL) diz que a presença de Milei vai aumentar a dimensão da conferência, para a qual já havia grande expectativa. "Vai movimentar muito o comércio da cidade e os setores de bares, restaurantes e hotéis", diz. Ele sonha levar o presidente argentino e Bolsonaro para conhecer algum projeto social da cidade.
Olha o passarinho
O deputado federal João Carlos Bacelar, filiado ao PL de Jair Bolsonaro, participou na última segunda-feira (1º) de ato de Lula (PT) na Bahia. O petista foi inaugurar uma obra de duplicação na BR-116 entre Santa Bárbara e Feira de Santana. Bacelar faz parte da “ala raiz” do partido, anterior à filiação do ex-presidente, em 2021. Ele também é próximo ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto.
Eco
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lança nesta quarta-feira (03) o Programa Nacional de Florestas Produtivas, para recuperar áreas degradadas da agricultura familiar e territórios de comunidades tradicionais. A etapa inaugural beneficia 1.680 famílias no Pará. A ideia é ampliar a produção de alimentos saudáveis, gerar emprego e renda e ajudar a cumprir metas de enfrentamento às mudanças climáticas.
Intervenção
O Ministério da Saúde entregou 1.518 obras de infraestrutura no território yanomami de janeiro de 2023 a junho deste ano. Entre as principais medidas estão reforma de unidades básicas, instalação de sistemas de abastecimento de água e manutenção de pistas de pouso. As intervenções seguiram as diretrizes da declaração de emergência em saúde pública no território da etnia, proclamada em janeiro de 2023 após denúncias sobre a situação crítica dos indígenas na região.
Uma mão…
O governo de São Paulo segue com dificuldades para consolidar sua base na Assembleia e precisou recorrer ao PT para encerrar o primeiro semestre no Legislativo. Os problemas concentram-se no ritmo de pagamento de emendas impositivas, que ganharam ainda mais importância em ano eleitoral.
...lava a outra
Na última quarta-feira (26), foi necessário contar com o líder do PT, Paulo Fiorilo, para atingir o quórum mínimo e aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em troca, os governistas desistiram de votar projetos como isenção de IPVA para carro híbrido e a transferência de atribuições da Procuradoria-Geral do Estado para a Controladoria-Geral.
Suástica
O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), Adilson Santiago, comparou o secretário de Segurança, Guilherme Derrite, a Adolf Hitler, em uma postagem. Ele fez uma montagem com foto de Derrite usando o bigode do ditador nazista e o o chamou de "DeHitler".
Caveira
O motivo foi uma declaração do secretário, ex-Rota, de que “é vergonhoso para um policial não ter pelo menos três mortes no currículo”. O Condepe é vinculado à Secretaria de Justiça do estado, mas tem autonomia. Ao Painel, Santiago disse que Derrite “passa a impressão de que tem prazer pela morte, só que de pobres, periféricos e negros”. O secretário não se manifestou.
Pauta
O grupo Livres, de defesa do liberalismo, divulgou estudo em que defende a importância da revisão dos gastos públicos. Segundo a entidade, “o Brasil gasta muito, mas gasta mal”. Um dos pontos abordados é a necessidade de aproximar o Judiciário de padrões internacionais. Outros itens listados são a desindexação do salário mínimo e a revisão de gastos militares, sobretudo com pessoal.
Agenda
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou presença na 19º edição do congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ele falará à plateia e responderá a perguntas em 12 de julho. O congresso acontecerá de 11 a 14 de julho, no campus da ESPM na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo