Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Desarticulação

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (29)

Painel da Folha de São Paulo | 29/08/2024, 11:13 h | Atualizado em 29/08/2024, 11:13

Imagem ilustrativa da imagem Desarticulação
Câmara dos Deputados: José Guimarães (PT-CE) abriu crise com o PDT ao convocar deputados estaduais do partido aliado a migrarem para o PT |  Foto: Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil

Líder do governo Lula (PT) na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) abriu crise com o PDT ao convocar deputados estaduais do partido aliado a migrarem para o PT. Guimarães escreveu em rede social que o TSE havia garantido o direito dos parlamentares do PDT de deixarem a sigla. “Convido todos para ingressarem no PT”, disse. Presidente do PDT, André Figueiredo (CE) afirma que já manifestou sua insatisfação ao ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais.

Nojo

“Evidentemente que o líder do governo fazer uma postagem irresponsável como essa é algo absolutamente repugnante”, diz Figueiredo ao Painel.

Família, ê

O pano de fundo para a controvérsia é a disputa no Ceará que opôe os irmãos Ciro (PDT) e Cid Gomes (PSB) em relação às eleições municipais e ao governo de Elmano Freitas (PT) no estado. Em Fortaleza, o PDT aposta na reeleição de José Sarto, e o PT lançou o deputado Evandro Leitão.

Contraste

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de proibir Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), de conceder entrevista à Folha “constitui censura prévia, absolutamente incompatível com a Constituição”, afirma Marina Dias, diretora-executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Longe

A advogada também diz considerar “um escândalo o alargamento da interpretação dada pelo ministro” de que a entrevista poderia configurar uma forma de comunicação entre investigados. “É lamentável o argumento de que o jornal irá cumprir o papel de ser pombo-correio”, completa.

Cotado

O economista Bráulio Borges é citado no Ministério da Fazenda para uma vaga na diretoria do Banco Central. Ele é economista-sênior da área de macroeconomia da LCA Consultoria Econômica, pesquisador-associado do FGV Ibre e atualmente colunista da Folha. Nesta quarta-feira (28), o governo Lula oficializou a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a presidência do BC.

Olhos...

Desentendimentos públicos entre diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão entre as razões que motivaram a ameaça de intervenção no órgão regulador por parte do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Vídeos de reuniões na internet evidenciam algumas das divergências.

...nos olhos

Em um deles, de maio de 2023, dois diretores da Aneel à época, Fernando Mosna e Hélvio Guerra (hoje ex-diretor), têm atritos com o diretor-geral Sandoval Feitosa. Mosna, ao perceber que estava falando e Feitosa não estava olhando, passa a fazer silêncio. “Estava respondendo, você não estava dando atenção, então resolvi esperar você ler sua mensagem”, disse.

Confirmado

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, afirma à coluna que vai comparecer ao ato de 7 de setembro na avenida Paulista marcado por apoiadores de Jair Bolsonaro.

Acima de tudo

Aliados do emedebista temiam a participação devido a prováveis ataques que serão feitos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. No entanto, o prefeito decidiu colar sua imagem à do ex-presidente desde que o influenciador Pablo Marçal (PRTB) disparou nas pesquisas eleitorais.

Agenda

O Ministério Público do Trabalho e as centrais sindicais vão lançar na próxima terça-feira (03) uma campanha contra o assédio eleitoral. A iniciativa tem como objetivo instruir as vítimas a respeito das formas de identificar o abuso. Um app para envio de denúncias também será apresentado.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: