Deixa isso pra lá, vem pra cá
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (29)
Folha de São Paulo
No entorno de Lula (PT) e na cúpula do PSB, uma investida direta do presidente para tentar convencer Tabata Amaral (PSB) a abrir mão de sua pré-candidatura para a Prefeitura de São Paulo para apoiar Guilherme Boulos (PSOL) é dada como certa. Uma das possibilidades discutidas entre aliados do presidente seria um convite para que Tabata assumisse um ministério, que poderia ser o de Ciência e Tecnologia, área de interesse e de atuação parlamentar da deputada federal.
Polariza
A saída de Tabata poderia, em tese, facilitar a tentativa de Lula de fazer da disputa na capital um duelo entre ele e Jair Bolsonaro (PL), cujo apoio é pleiteado por Ricardo Nunes (MDB). A manobra não é nova: em 2022, Lula convenceu Boulos e Márcio França (PSB) a desistirem de brigar pelo governo de SP para apoiar Fernando Haddad (PT).
Sem freio
No grupo político da deputada e também no PSB, a avaliação é a de que a pré-candidatura será levada a cabo, mesmo com possíveis pressões externas.
Escudo
Programa criado para proteger defensores dos direitos humanos no Rio de Janeiro pode ser interrompido por falha do Ministério dos Direitos Humanos. A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) e a vereadora Monica Benício (PSOL), irmã e viúva de Marielle Franco (PSOL), já foram beneficiadas pela iniciativa.
Era hoje?
Em ofício enviado à pasta, o procurador Julio Araújo Júnior, do Ministério Público Federal, aponta que a pasta perdeu o prazo de homologação de termo que garantiria a continuidade do programa em 2024 e questiona o que será feito. O fim do convênio aconteceu em 14 de janeiro.
Intolerância
Brasil registrou 4.482 violações de direitos humanos contra pessoas trans em 2023, segundo dados do Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos.
Mapa
Os estados que tiveram maior recorrência de casos foram São Paulo (25%), Bahia (16%) e Rio de Janeiro (14%).
Amortecedor
Luiz Marinho, ministro do Trabalho, estuda a concessão de empréstimos subsidiados como uma forma de aliviar o impacto do fim do saque-aniversário do FGTS nas categorias que recebem salários mais baixos. Ele compartilhou a ideia em encontro com líderes sindicais.
Salvaguarda
Marinho quer avançar na extinção ou ao menos na redução do saque-aniversário em 2024. Ricardo Patah, presidente da UGT e um dos presentes na reunião, diz que aprova a ideia, pois acaba com o saque-aniversário, que, na visão dos sindicalistas, se opõe à função social do FGTS, e oferece uma alternativa aos que recorrem a ele para pagar dívidas de curto prazo.
Denúncia
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou representação no MPF contra Sayid Tenório, vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina. O parlamentar diz que Tenório cometeu crime de racismo contra judeus.
Block
Tenório publicou nas redes sociais uma imagem de ratos mortos e os comparou com soldados israelenses. Em outubro, foi demitido do cargo de assessor na Câmara após ter ter zombado de vítimas do Hamas em suas redes.
IA
A bancada do PSD na Câmara dos Deputados se reunirá no Rio em março para discutir temas da conjuntura política atual, sendo o principal deles a inteligência artificial. A equipe técnica da sigla fez um levantamento que listou cerca de 90 projetos sobre o tema. Há uma preocupação de parlamentares sobre o uso da ferramenta no processo eleitoral.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo