De volta para casa
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (01)
Folha de São Paulo
O governo Lula retoma nesta quinta-feira (01), após cinco anos, os novos contratos do Minha Casa Minha Vida. O primeiro projeto, assinado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, é com a Prefeitura de Jaguariúna (SP), para construção de 115 unidades habitacionais. Segundo o ministério, a meta para este ano é a contratação de 187,5 mil novas moradias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinadas à Faixa 1, de famílias que recebem até um salário mínimo.
Tijolaço
A retomada do programa, paralisado no governo Jair Bolsonaro, é uma das prioridades do presidente Lula, que vem percorrendo o País para inaugurar conjuntos habitacionais, a maioria de obras que estavam paradas desde o governo Dilma Rousseff. Para os primeiros quatro meses deste ano, está prevista a entrega de aproximadamente 7.350 unidades.
Caixa
O Ministério da Previdência Social estima que, em 2024, a análise remota de atestados médicos para concessão de auxílio-doença possibilitará a economia de R$ 5,6 bilhões aos cofres públicos. O valor é medido pelos custos referentes a atrasos na concessão do benefício por demora no agendamento da perícia presencial. Os dados foram apresentados pelo ministro Carlos Lupi a Fernando Haddad na segunda (29).
Tá escrito
O ministro do Turismo, Celso Sabino, vê cenário favorável a que seu partido, o União Brasil, apoie a reeleição de Lula, ao contrário do que defendeu o colega de partido e governador Ronaldo Caiado (GO). “Respeito os anseios individuais de alguns integrantes do nosso partido, mas a probabilidade de caminhar com o presidente Lula é muito maior do que não”, diz. Caiado quer ser candidato em 2026.
Não pode
A Embratur vai aderir à campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos prevista para o Carnaval. O governo planeja pontos de atendimento em eventos em grandes capitais e prevê receber denúncias pelo Disque 100.
Nosso lar
O primeiro ato público da pré-campanha para a Prefeitura de São Paulo de Guilherme Boulos (Psol) e Marta Suplicy, que voltará ao PT nesta sexta-feira (02), será em Parelheiros, zona sul da capital. A região é reduto eleitoral da ex-prefeita e conhecida como Martalândia. Ainda não há data definida para o evento.
Imprevisível
O PT espera de 1.700 a 2.000 pessoas no ato de retorno da ex-prefeita. Devem discursar Lula, Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann, além de Boulos e Marta. O clima deve ser festivo, mas o partido não descarta algum protesto isolado. Segundo um dirigente, “no PT tudo é possível”.
Resgate
Cerca de 40 empresários e profissionais com ligação com o centro de São Paulo se reuniram na quarta-feira (31) com o governo estadual para discutir um programa que libera R$ 200 milhões em financiamento para revitalizar a região. A iniciativa, da Secretaria e de Desenvolvimento Econômico e da Desenvolve SP, agência de fomento paulista, prevê crédito para empreendimentos comerciais e imobiliários.
Trailer
A diretoria da Ancine fará uma série de audiências com representantes do setor audiovisual durante o mês de fevereiro para discutir a cota de tela deste ano. A lei, sancionada por Lula em 15 de janeiro, é um mecanismo criado para dar espaço à produção nacional. Anualmente um decreto deve ser editado para fixar e regulamentar a cota. Após as reuniões, a agência levará uma proposta para a avaliação do Ministério da Cultura.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo