Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Com a peneira

| 06/06/2021, 11:29 h | Atualizado em 06/06/2021, 11:35
Painel

Folha de São Paulo


A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) deixou de publicar nos relatórios de ouvidoria bimestrais divulgados em seu site as análises do ombudsman, que traziam críticas internas à programação e ao conteúdo noticioso dos veículos públicos.

A medida, de 22 de março, define que as manifestações saiam só no relatório anual. No último texto publicado, o ombudsman apontou para a falta de destaque das notícias sobre a crise de oxigênio em Manaus e da posse do presidente dos EUA, Joe Biden.

Digitais
A deliberação, de número nº 12/2021, foi tomada pelo Consad (Conselho de Administração) da EBC, colegiado formado por maioria de membros do governo.

Só flores
O relatório de março e abril, após a decisão do Consad, traz apenas comentários sobre o papel da ouvidoria e as respostas a reclamações de leitores e espectadores feitas ao órgão. Em geral, os apontamentos são elogiosos e não há críticas sobre o conteúdo das reportagens exibidas.

Como água
A EBC afirma que tem compromisso com a transparência e que as “informações da ouvidoria permanecem sendo apreciadas bimestralmente pelo Conselho de Administração e pela diretoria executiva, com vistas a auxiliar os administradores na tomada de decisões”.

Os meios
O delegado Alexandre Saraiva afirmou em uma videoconferência no Instituto Federal do Piauí que a riqueza gerada na exploração de madeira ilegal abastece organizações criminosas que financiam políticos.

Os fins
“Vai gerar (a madeira) muita riqueza para organização criminosa que vai fazer o quê? Financiar campanhas de políticos. Por que tem tanto parlamentar defendendo madeireiro?”, disse o delegado.

Do jogo
Em meio ao embate com Ricardo Salles (Meio Ambiente), Saraiva também disse que decisões judiciais podem, sim, ser criticadas. “Qualquer ato, de qualquer funcionário público está sujeito à opinião pública”, afirma.

Não abro
Mesmo sob resistência do Centrão, Jair Bolsonaro segue decidido a indicar André Mendonça (Advocacia-Geral da União) para o STF, mas sinalizou a aliados que levará algumas semanas para oficializar qual será a sua decisão. Aliados do presidente no Senado afirmam que não há chance de ele mudar de nome para a vaga de Marco Aurélio Mello, em julho.

Limites I
Apesar de críticas de mulheres sobre as interrupções de Otto Alencar (PSD-BA) nas falas de Nise Yamagushi na CPI da Covid, Manuela D'Ávila (PC do B) postou em seu Twitter um vídeo da sessão para criticar a médica.

Limites II
Defensora das causas feministas, a ex-deputada afirma que “o feminismo não pode ser usado como proteção daqueles que estão matando milhares de mulheres no nosso País”. Entretanto, ela diz não ter acompanhado o debate sobre possível machismo do senador porque estava tratando das ameaças que ela e a filha vêm sofrendo.

Rasteiro
A ex-deputada usou suas redes nesta semana para denunciar as ameaças, inclusive de estupro, que sua filha de 5 anos recebeu após o pai de um colega de escola vazar sua foto em um grupo de aplicativo de conversa.

Sujou
Peritos da Polícia Federal participam de um projeto em parceria com a Unicamp e USP para identificar e estudar novas substâncias psicoativas comercializadas e consumidas no País. Uma das drogas analisadas é a K4, um canabinoide (substância encontrada na maconha) sintético que tem sido apreendido em diversas penitenciárias do País.

O barato
Além de estudar as novas drogas, o projeto pretende criar uma rede de troca de conhecimento sobre as substância. Também participam do grupo as polícias de São Paulo e Sergipe.

Dar as mãos
O PSL e o MDB colocaram as fundações dos respectivos partidos para trabalhar juntas num programa de ideias para 2022. As siglas pretendem se unir em torno de um mesmo candidato à presidência da República.

Sonho meu
O ex-presidente Michel Temer, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o apresentador Luiz Datena, que deixou a sigla, são citados, mas a tendência é apoiarem um nome de outra legenda.

Tiroteio
“Os jogadores brasileiros precisam mostrar ao mundo que estamos unidos para comprar vacina e não pra festejar nada”.

Do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, sobre a seleção brasileira resistir a jogar a Copa América no Brasil.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel