Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cola na minha

Coluna foi publicada no domingo (03)

Painel da Folha de São Paulo | 04/09/2023, 13:57 h | Atualizado em 04/09/2023, 13:59
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Cola na minha
Temer apoiará a campanha de reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes |  Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz

O ex-presidente Michel Temer (MDB) promete ajudar na campanha à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do mesmo partido. Ambos têm conversado com frequência, e Temer se dispôs a colaborar com o pupilo. “Ele vem fazendo um excelente trabalho e conhece muito a cidade”, diz.

Para Nunes, conectar a imagem ao emedebista tem a vantagem de diluir um pouco a ligação com Jair Bolsonaro (PL). Como mostrou o Datafolha, 68% não votariam em candidato indicado por ele.

Onde está Wally?
No entorno do prefeito, a ideia é caracterizar Bolsonaro como um dos apoiadores, e não o padrinho da candidatura. Para isso, Nunes deve dar destaque na campanha a lideranças como Temer, a ministra Simone Tebet (Planejamento) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre outros.

Cabo...

O governador Tarcísio de Freitas decidiu entrar em campo para atrair filiados para o Republicanos, seu partido, com o qual tem atravessado um momento de tensão. A movimentação marca praticamente sua estreia na costura partidária. Em agosto, ele disse que não gostaria de ver o partido aderindo ao governo Lula (PT).

...eleitoral
Além de ter sugerido ao deputado estadual e ex-presidente da Alesp Carlão Pignatari (PSDB) que se filie, o governador também atuou recentemente para levar para o Republicanos o vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, ex-Podemos.

Filme...
Aliados de Jair Bolsonaro (PL) avaliam que os próximos processos que ele enfrentará no TSE deverão ter resultado semelhante ao da reunião com embaixadores em que fez ataques às urnas eletrônicas. Ou seja, terminar em condenação do ex-presidente, mas absolvição de seu então companheiro de chapa, general Braga Netto.

...repetido
Segundo um interlocutor, o processo que mais ameaça o general é o que acusa a chapa de abuso de poder no desfile de 7 de Setembro de 2022, quando Bolsonaro misturou atos como presidente e candidato em Copacabana. Mesmo assim, a avaliação é que o fato de Braga Netto não ter discursado deve ser suficiente para livrá-lo.

Estetoscópio
Seis meses após ter sido recriado pelo governo federal, o programa Mais Médicos alcançou 18.500 profissionais em atuação na atenção primária à saúde, número recorde, de acordo com o Ministério da Saúde. A quase totalidade são médicos brasileiros formados no Brasil, seguidos de brasileiros formados no exterior.

Made in Brazil

O recorde anterior, de 18.200 médicos, havia sido registrado em 2015, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, os profissionais cubanos representavam mais de 60% do total.

Memória
O governo Lula oficializou na última quinta-feira a reestruturação do conselho consultivo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ampliando de 23 para 30 o número de membros e dando 15 assentos a representantes da sociedade civil com conhecimento na área. Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o órgão ficou quase dois anos sem se reunir.

Insustentável I
A guerra na Rede entre alas ligadas à ex-senadora Heloisa Helena e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pode se espalhar para diretórios estaduais da sigla. Hoje, o grupo de Helena tem uma pequena maioria. Os marinistas acusam a atual direção de tentar tomar postos-chave da legenda e assim sufocá-los.

Insustentável II
Ligada a Marina, a tesoureira da sigla, Juliana de Sá, chegou a ser afastada pelo grupo oposto, mas voltou ao cargo por decisão judicial. A avaliação é que a judicialização da vida partidária tende a se alastrar se não houver um armistício rápido. O grupo de Marina reclama, por exemplo, de perseguição sofrida por lideranças locais em estados como Espírito Santo e Pará.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel