Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cerco

| 10/07/2021, 09:15 h | Atualizado em 10/07/2021, 09:23
Painel

Folha de São Paulo


A tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros do STF deve ganhar mais combustível. Além de ter aberto novo inquérito sobre suposta organização criminosa que atua contra instituições, Alexandre de Moraes juntou a apuração dos atos antidemocráticos (já arquivada) com a das fake news. Com isso, o ministro coloca a Polícia Federal no encalço da família de Bolsonaro e de seus apoiadores em duas frentes, que devem avançar em 2022, ano eleitoral.

Pacote

Na prática, a união dos casos resulta em um superinquérito cujos alvos são todos próximos ao Presidente. E além dessa, há também a apuração aberta recentemente.

Segurança

No STF, as investigações são vistas como uma salvaguarda para caso Bolsonaro insista em tensionar ainda mais a relação com os ministros do TSE e STF com a proximidade da eleição de 2022.

Fica a...

Moraes, que é o futuro presidente do TSE, mandou ontem recado no Twitter após Bolsonaro atacar Luís Roberto Barroso. “Não serão admitidos atos contra a Democracia e o Estado de Direito, por configurar crime comum e de responsabilidade”, disse.

...dica

A leitura entre investigadores é que a referência a crime comum foi para, justamente, lembrar que as duas investigações (organização criminosa e inquérito das fake news) podem alcançar Bolsonaro.

Alô

Presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM) recebeu ligações de Ciro Gomes (PDT-CE) e Lula (PT-SP) após a nota de repúdio contra falas dele emitida pelo ministro Walter Braga Netto, da Defesa, e pelos comandantes das Forças Armadas.

Solidariedade

Ambos manifestaram solidariedade. “Liguei para me solidarizar com ele e com todos os senadores membros da CPI, pelo ataque descabido feito pelo ministro da Defesa”, diz Ciro ao Painel. Lula não quis comentar.

Na agulha

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) diz que entregará na quarta, com as 171 assinaturas necessárias, a PEC que tem o objetivo de impedir que militares da ativa ocupem cargos políticos em governos.

Quente

Ela afirma que ontem faltavam somente 10 assinaturas e que os eventos da semana turbinaram a procura da PEC por parlamentares.

No bolso

A Superintendência de Vigilância Sanitária do governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino(PSB), estabeleceu em R$ 80 mil a multa a Jair Bolsonaro por infringir medidas de enfrentamento à pandemia em sua passagem pelo estado.

Infrações

O Presidente visitou diversos municípios do Maranhão entre 20 e 21 de maio, gerando aglomerações durante suas passagens, nas quais optou por ficar sem máscara enquanto conversava com moradores da região e, em alguns casos, apertava mãos e dava abraços.

Faraó

Depois de se debruçar sobre a estrutura criada por Claudio José de Oliveira, apelidado de “Rei do bitcoin”, a Polícia Federal vai investigar se clientes das corretoras de criptomoedas ligadas a ele utilizaram o esquema de pirâmide para lavar dinheiro de outros crimes.

Dá bilhão

Um relatório produzido pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e utilizado pela PF na operação Daemon detalha milhares de transações suspeitas de pessoas físicas e jurídicas que de alguma forma se relacionaram com as empresas de Oliveira. Ele teria desviado R$ 1,5 bilhão de 7 mil clientes.

Suando...

O Coaf fechou o primeiro semestre de 2021 com produção 6,6% maior do que o mesmo período de 2020 com relação ao número de relatórios de inteligência produzidos. Foram 6.228 contra 5.840. Se comparado com 2019, quando foram elaborados 4.449 documentos, o aumento foi de 40%.

...a camisa

O secretário-executivo do Coaf, Jorge Luiz Alves Caetano, disse recentemente à Câmara que não há um estudo para saber a quantidade de funcionários necessária para dar conta do trabalho atual, mas que sempre o órgão busca aumentar seu efetivo uma vez que não tem funcionários de carreira.

Tiroteio

“Impeachment: Lira transformou o seu poder discricionário em poder arbitrário, ilegal. Protege um fora da lei.”

De Wálter Maierovitch, desembargador aposentado, sobre presidente da Câmara travar pedidos de impeachment após ataques a ministros do STF.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel