Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cercadas

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (09)

Painel da Folha de São Paulo | 09/05/2024, 10:45 h | Atualizado em 09/05/2024, 10:45
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Cercadas
Cida Gonçalves (Mulheres) ouviu relatos de abuso contra mulheres e meninas em abrigos que recebem os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul |  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em reunião com representantes do Conselho Estadual de Mulheres do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (07), a ministra Cida Gonçalves (Mulheres) ouviu relatos de abusos contra meninas e mulheres nos abrigos que recebem os afetados pelas enchentes no estado. Também houve queixas de que não há onde fazer denúncias. Os participantes pediram ainda abrigos e banheiros exclusivos para mulheres e doações de itens de higiene, absorventes, toalhas, roupas de cama, alimentos não perecíveis e colchões.

Olhar

Na reunião, os cerca de 40 representantes de diversos movimentos cobraram enfoque de gênero nos protocolos de resgate e pediram que os recursos enviados ao estado tenham esse recorte. A ministra disse que vai organizar uma ida de imediato ao Rio Grande do Sul e uma visita aos abrigos.

Quixotesco

Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) fizeram nos últimos dias esforço conjunto para tentar manter o veto do presidente Lula (PT) ao projeto de lei que acaba com saídas temporárias de presos. Eles mantiveram conversas com líderes da base aliada para reforçar a necessidade de manter a medida. A tendência, no entanto, é de derrubada do veto nesta quinta (09).

Boa-fé

CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e entidades patronais suspenderam o ato em defesa da manutenção da desoneração da folha de pagamentos que estava marcado para esta quinta (09) em São Paulo. A decisão foi tomada após a sinalização do ministro Fernando Haddad (Fazenda) de que apresentará proposta de reoneração gradual para 17 setores da economia.

Chamada

O governo Tarcísio poderá suspender o pagamento de salários de até 22 mil servidores públicos civis e militares ativos que até o momento não realizaram a “prova de vida”, preferencialmente por meio do aplicativo sou.sp.gov.br. A exigência passou a ser feita pela atual gestão neste ano, para eliminar fraudes na folha de pagamentos. O prazo se esgotou em 30 de abril, mas o cadastramento ainda é possível.

Resta 1

Os governos de Distrito Federal e Minas Gerais aderiram ao projeto CEUs da Cultura, parte do PAC, do governo Lula. Com isso, o estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o único que optou por ficar de fora do programa do Ministério da Cultura. O prazo final para adesão é 31 de maio.

Não dá

O projeto prevê repasse de recursos para a construção de centros de lazer e cultura em áreas carentes. A gestão paulista diz que os R$ 2 milhões enviados pelo governo federal para cada CEU são insuficientes para a construção.

Mundial

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), levará duas fotos do seu antecessor, Bruno Covas, para serem abençoadas pelo papa Francisco em audiência em 16 de maio, no Vaticano. Ele também dará ao pontífice uma camisa do Palmeiras, seu time, além de bandeiras da cidade São Paulo e do Brasil.

E eu com isso?

Guilherme Boulos (Psol) entrou com ação judicial contra Jair Bolsonaro (PL) após o ex-presidente ter feito uma postagem em que tenta relacionar o psolista ao fato de o governo federal manter sob sigilo o número de fugas em presídios. Bolsonaro incluiu uma foto de Boulos junto a uma reportagem sobre o tema. Para o deputado, há uma tentativa “maliciosa” de atrelá-lo a algo com o qual não tem relação.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel