Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cadeia

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (18)

Painel da Folha de São Paulo | 18/09/2023, 11:54 h | Atualizado em 18/09/2023, 11:55
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Cadeia
Ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de praticar falsidade ideológica no registro de vacinação no sistema municipal Vacivida, da capital paulista |  Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Justiça Federal de SP enviou no último dia 4 ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, inquérito sobre a suspeita de falsidade ideológica no registro de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no sistema municipal Vacivida, da capital paulista. Segundo o juiz Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal Federal, há possível conexão entre os fatos que eram investigados no estado e a apuração sobre o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Placebo
A investigação de SP foi aberta após funcionárias da Coordenadoria de Vigilância e Saúde do Município fazerem boletim de ocorrência para verificar registro de vacinação de Bolsonaro de julho de 2021 no Parque Peruche, na zona norte. Elas disseram que o lote da vacina não tinha sido enviado à capital paulista e que a suposta pessoa responsável pela imunização nunca trabalhou na unidade.

Faz caber
O governo estuda transferir ao novo Ministério da Microempresa parte dos cargos que eram da Funasa, órgão que foi recriada por pressão do centrão e vai ser reestruturado. A nova pasta deve ter funcionários em Brasília e nos estados. A promessa, no entanto, é não criar novas vagas na administração federal.

Trovoadas
Aliados de Eduardo Leite apostam que ele não seguirá na presidência do PSDB após novembro, quando o partido elegerá uma nova direção nacional. A avaliação é que o outro cargo que Leite exerce, de governador do Rio Grande do Sul, impossibilita que ele dê uma cara mais oposicionista à legenda. Isso teria ficado claro na tragédia das chuvas no estado, em que o auxílio do governo Lula foi fundamental.

Repeteco
O presidente do PSDB na cidade de SP, Fernando Alfredo, foi reeleito ontem para mais um mandato de dois anos. Sua chapa foi aclamada pelos membros do diretório municipal escolhidos em convenção. A recondução ocorreu em meio a polêmica. No mês passado, o encontro foi suspenso pela direção estadual, após acusações de atitudes arbitrárias de Alfredo.

Linha...
A Secretaria da Segurança Pública de SP diz ter prendido 118 detentos que violaram os termos da “saidinha” entre 12 e 16 de setembro. As prisões ocorreram após um acordo firmado entre a secretaria e a Justiça. A parceria permite que os policiais tenham acesso, em tablets instalados nas viaturas, aos processos dos beneficiados.

...dura
Os policiais conseguem, ao abordar suspeitos, verificar em tempo real se as regras estão sendo desrespeitadas. Um exemplo são condenados fora de casa em horário não permitido. “A população terá mais segurança com essa medida, já que se sente extremamente vulnerável nas saídas temporárias”, diz o secretário Guilherme Derrite. Quando deputado, ele apresentou projeto para acabar com o benefício.

Porteira fechada
O promotor Ricardo Castro, do Ministério Público de SP, arquivou 14 procedimentos de investigação sobre o programa Melhor Caminho, de vias rurais. A suspeita era que 350 obras teriam tido os contratos reajustados sem critério técnico, levando a suposto prejuízo de R$ 50 milhões. As denúncias se referem às gestões João Doria e Rodrigo Garcia (2019-22). O promotor não viu elementos de improbidade, no entanto.

Destino selado
O diretório do União Brasil na capital fechou questão pela cassação do vereador Camilo Cristófaro (Avante), que será votada amanhã. Em 2022, ele foi flagrado dizendo “não lavaram a calçada, é coisa de preto”. A decisão do União, que tem 7 vereadores, deve ajudar a sacramentar a perda de mandato do parlamentar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel