Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cada um na sua

| 27/08/2022, 09:59 h | Atualizado em 27/08/2022, 09:59
Painel

Folha de São Paulo


A Subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência atacou a atuação do Judiciário e afirmou que políticas públicas não podem ser submetidas “à vontade individual” de magistrados. 

A declaração foi feita em parecer enviado ao ministro do STF Alexandre de Moraes após ação proposta pelo deputado Israel Batista (PSB-DF) quanto ao enfrentamento da varíola dos macacos. O parlamentar pediu liminar para obrigar o governo federal a adotar medidas para combater a doença.

Não dá 

 “Não é admissível que o Poder Judiciário se substitua à técnica das políticas públicas sem amparo em evidências científicas, o que acaba a submeter as decisões técnicas e políticas do Estado à vontade individual dos membros do judiciário”, diz o documento.

4 linhas 

 O órgão ligado à Presidência fala ainda em “juristocracia” e, citando Peter Shane, autor americano, diz que é preciso “ir além da teoria dos freios e contrapesos” e “demonstrar na prática sua efetividade”.

Iluminado 

A instituição social Rancho de Luz, da família de Rodrigo Garcia (PSDB) em São José do Rio Preto (SP), recebeu desde 2017 mais de R$ 4 milhões da prefeitura local, comandada por um aliado do tucano, Edinho Araújo (MDB). Como mostrou o Painel, a associação também teve R$ 500 mil em emendas de Geninho Zuliani (União Brasil), vice na chapa dele.

Palco 

 Em maio, Garcia levou o cantor Zé Neto ao local, gravou um vídeo com o sertanejo e o exibiu em uma rede social. A assessoria do governador diz que a associação existe há 28 anos e atende mais de 250 crianças. A prefeitura afirma que possui convênio com 33 instituições do município.

Ocupar 

 Uma comitiva do MST foi nas sexta (26)  à sede da TV Globo, no Rio de Janeiro, entregar cestas de produtos da reforma agrária aos apresentadores do Jornal Nacional. O gesto ocorreu após o movimento ter sido citado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na entrevista dada aos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos.

Equilibrismo 1 

 Candidatos que tentam evitar vinculação a qualquer padrinho apresentaram peças que transmitem essa preocupação no primeiro dia de horário na TV. Na Bahia, ACM Neto (União Brasil) destacou que foi eleito o melhor prefeito sob a gestão de três presidentes diferentes.

Equilibrismo 2 

 No Mato Grosso, onde tenta atrair apoio do agronegócio para Lula (PT), Neri Geller (PP), candidato ao Senado, não menciona o ex-presidente nas peças. Candidato ao governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil) diz que irá dialogar com qualquer presidente que seja eleito, “de qualquer partido”.

Turma da pesada 

 Um dos organizadores do manifesto pela democracia lido em 11 de agosto, o juiz Ricardo Nascimento diz que  “a turminha da carta são 1 milhão de pessoas”. 

É uma resposta a Bolsonaro, que pediu que a “turminha da carta” se manifestasse sobre a operação da PF contra empresários que falaram em golpe. O juiz não quis comentar o caso.

Laissez faire 

“Entidades liberais divulgaram ontem (sexta, 26)  carta criticando a operação. “A questão é o direito de emitir opiniões – mesmo que deploráveis – e arcar com as consequências legais, caso evoluam para ações ou ameaça iminente, o que não foi o caso”, diz o documento, assinado por 32 institutos.

Outro lado 

A Fiemg diz que seus posicionamentos são colegiados e que não patrocinou eventos em apoio a Bolsonaro. A entidade afirma que a operação contra empresários violou direitos constitucionais.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel