Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Bolso vazio

| 01/05/2022, 08:12 h | Atualizado em 01/05/2022, 08:12
Painel

Folha de São Paulo


Um dos principais partidos da coligação de Jair Bolsonaro (PL), o PP não deverá contribuir financeiramente com a campanha do Presidente. A decisão da legenda é a de utilizar os R$ 340 milhões a que terá direito do fundo eleitoral exclusivamente para candidaturas parlamentares e a governadores. 

Esta foi a principal razão pela qual o Partido Progressistas não se importou em “perder” o general Braga Netto para o PL. Caso tivesse o vice na chapa, seria inevitável pingar recursos para a eleição presidencial.

Alvos

O PP estima eleger uma bancada federal de 50 a 60 deputados, objetivo considerado prioritário – hoje são 55. O partido de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, também vê chances reais de vencer as eleições para os governos de Acre, do Rio Grande do Sul e de Roraima.

Pente-fino 

Bolsonaro afirmou a aliados que fará análise minuciosa antes de nomear o próximo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em franco antagonismo com a Corte, o Presidente tem dito que não quer um “novo Barroso”, referindo-se ao ex-presidente da Corte Luís Roberto Barroso, com quem tem protagonizado embates.

Pente-fino II

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá formar uma lista tríplice e encaminhar à Presidência. O escolhido de Bolsonaro pode acabar sendo o relator das ações sobre propaganda eleitoral, mas já há articulação no TSE para repassar a atribuição a outro juiz, evitando possível conflito de interesses.

Zueiro

Bolsonaro passou a adotar um tom sarcástico em postagens em redes sociais nas últimas semanas. Reagiu com ironia a posts de artistas como Leonardo DiCaprio e Anitta, a críticas que sofreu no Carnaval e até a recomendação de Michel Temer (MDB) de revogar o perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Zueiro II

Segundo pessoas que acompanham a comunicação presidencial, o novo estilo atende a uma estratégia de trazer de volta conservadores irritados com a força do Centrão no governo e relacionar-se com jovens. A ação é chamada de “ratio”, quando um comentário gera mais engajamento do que o post original.

Cada um 

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Aluisio Mendes (PSC-MA), diz que presidirá todas as sessões, restringindo o espaço para o vice, Daniel Silveira, ter ingerência sobre o colegiado.

... no seu quadrado 

“Como temos uma comissão que funcionará por pouco tempo, pretendo presidir todas as sessões até o recesso branco”, diz Mendes, em referência ao período da campanha, em que o Congresso fica esvaziado. Silveira foi escolhido dias após ter recebido perdão de Bolsonaro.

Crepúsculo 

“Uma notificação para fechamento administrativo do Allianz Parque foi o estopim para que a gestão Ricardo Nunes (MDB) elaborasse projeto de lei que propõe aumento do limite de barulho nas regiões de estádios em São Paulo.

...da partida 

Após o show da banda Maroon 5, em 5 de abril, o estádio foi multado por extrapolar o atual limite de barulho de 55 decibéis. Como foi a terceira multa, a arena foi notificada para que fechasse, decisão que foi suspensa por liminar em 8 de abril.

Pá-pum 

A prefeitura apresentou esboço do projeto em 6 de abril, como revelou o Painel. Na proposta atual, o texto prevê aumento do limite para 85 decibéis até as 23 horas.

Largada 

Um dos principais passos da pré-campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo será a organização de seminários abertos sobre temas relevantes para as políticas públicas do estado, como saúde e segurança pública. Eles devem começar em maio.

Vem 

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, está concentrando seus esforços em atrair os apoios do PSD e da União Brasil. Isolado e estagnado nas pesquisas de intenção de voto, ele aposta na musculatura financeira e na capilaridade das legendas para alavancar sua empreitada.

...comigo 

Ciro viajou no último dia 22 a São Paulo para jantar com o presidente do PSD, Gilberto Kassab. Na União, mantém conversas frequentes com o presidente da sigla, Luciano Bivar, e com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Em casa 

Geraldo Alckmin e sua mulher, Lu, fizeram uma imersão no PSB durante congresso da legenda, em Brasília. Além de ouvirem o hino da Internacional Socialista, participaram de todas as reuniões e fecharam o evento comendo pizza com a juventude do partido.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel