Bate-cabeça
Folha de São Paulo
Um lote de 600 mil doses de vacinas da Pfizer ficou parado em depósito do Ministério da Saúde localizado ao lado do aeroporto de Guarulhos de segunda a quinta. A pasta e a Anvisa dão versões divergentes a respeito do motivo para que os imunizantes tenham ficado presos. O ministério diz que o processo foi retardado porque “o sistema da Anvisa estava fora do ar”. A agência nega problemas no sistema e afirma que faltava o cumprimento de pendências por parte do importador.
Pau na máquina
Em nota, a agência afirma que “a fim de agilizar o recebimento de vacinas no Brasil, todos os lotes importados são desembaraçados pela Anvisa no mesmo dia, mesmo que faltem documentos, mediante assinatura de TRG (Termo de Guarda e Responsabilidade), sob responsabilidade do importador.”
Deu pau
Em sua manifestação, o ministério diz que “assim que desembarcaram em Guarulhos, as doses seguiram para o processo de checagem de temperatura, feito dentro do período esperado. Depois da análise do laboratório, em conjunto com técnicos do ministério, houve tentativa de enviar os documentos na segunda”, e então teria havido o problema no sistema.
Finalmente
A Anvisa só liberaria o lote na quinta-feira, conclui o ministério.
Preju
As passagens aéreas e diárias da equipe de médicos e servidores que a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, levou a Manaus (AM) para difundir cloroquina custaram R$ 28 mil aos cofres públicos. O detalhamento dos gastos foram enviados pela pasta à CPI da Covid.
Missão
Como mostrou o Painel, a equipe da médica, que ficou conhecida como capitã cloroquina, pressionou a prefeitura local a distribuir remédios sem eficácia durante a crise de oxigênio na capital do Amazonas.
Fala
O empresário Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, e a diretora técnica Emanuela Medrades foram ouvidos em procedimento aberto pela Controladoria-Geral da União para apurar possíveis irregularidades na compra das vacinas Covaxin.
Lupa
O caso foi aberto após a Folha revelar, em 18 de junho, o depoimento do servidor Luis Ricardo Miranda em que ele diz ter sido pressionado por seus superiores.
BBB
O Ministério Público do Distrito Federal encaminhou ontem ao comando da Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública local uma recomendação para que todos os policiais passem a utilizar em suas fardas uma câmera de vídeo.
Espelho
O documento é assinado pelos promotores Nisio Edmundo Tostes, Paulo Gomes de Sousa e Flávio Milhomen. Ao recomendar o uso dos equipamentos pelos PMs do DF, o MP cita os números de São Paulo, que iniciou a implantação de um programa para o uso de câmeras em 18 batalhões.
Segura
Além da promessa de reduzir o imposto sobre o diesel, Bolsonaro também aposta na aprovação do projeto que cria uma linha do MEI (Microempreendedor Individual) para caminhoneiros autônomos com o objetivo de tentar desestimular greve da categoria.
Movimento
Marcada para dia 25 de julho, a paralisação tem o objetivo de protestar contra os recentes aumentos no preço do combustível.
Caminho
A matéria já foi aprovada pelo Senado e ainda falta o aval da Câmara dos Deputados. O chefe do Executivo avisou líderes do Congresso que há sinal verde do Ministério da Economia para sancionar o texto, que reduz a carga de imposto.
Parceiro
Um projeto desenvolvido para o programa Bom Prato, do governo de São Paulo, foi premiado na Partner of The Year, realizado pela Microsoft. Um recurso implementado facilitou o cadastro e a identificação das pessoas em situação de rua por meio de cartões com QR Code.
Medalha
A ideia elimina a necessidade de intercâmbio de papéis de senha ou documentos, medida no sentido de evitar a proliferação da Covid-19. O projeto foi vencedor na categoria Governamental, selecionado dentre mais de 4.400 indicações de 100 países.
Tiroteio
“A esquerda é hipócrita. Apoia regimes totalitários em outros países e finge defender a democracia no Brasil”.
De Major Vitor Hugo (PSL-GO), deputado e líder do partido na Câmara, sobre os protestos em Cuba pelo fim do regime comunista.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo