Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Band-aid

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (30)

Painel da Folha de São Paulo | 30/08/2023, 10:53 h | Atualizado em 30/08/2023, 10:54
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Band-aid
Presidente da Câmara, Arthur Lira acredita que o governo precisa de uma reforma ministerial mais ampla |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse a parlamentares que o governo terá que fazer uma reforma ministerial mais ampla se quiser construir uma base consistente no Congresso. A atual é tida por ele como um tapa-buraco para melhorar a governabilidade no curto prazo. 

Em conversas recentes, Lira sugeriu que o desenho para atender o PP não contempla os interesses da sigla. A entrega da Caixa, por exemplo, teria pouco efeito prático, pela rigidez das regras às quais o banco se submete.

Voz...

Possível solução para acomodar o Centrão, a separação das áreas de combate à fome e assistência social seria um movimento contrário ao feito por Lula em sua primeira gestão. Na época, ele criou as pastas da Assistência Social e do Combate à Fome. Com seu governo patinando na área, unificou-as um ano depois, dando origem ao Ministério do Desenvolvimento Social.

...da experiência

Comandado por Patrus Ananias, o ministério unificado foi uma das vitrines de Lula. “O governo entendeu que era melhor ter um único ministério, porque transferência de renda era assistência social”, diz Benedita da Silva, que chefiou a Assistência Social. “É importante trabalhar com ações da política social integrada”, afirma.

Passivo

Integrantes do PT e ex-membros do governo Dilma Rousseff vêm usando uma decisão que a isentou no caso das pedaladas fiscais para se mobilizar contra a indicação do presidente do TCU, Bruno Dantas, para o STF. Ele já era membro da Corte quando as contas de Dilma foram rejeitadas em 2015, o que abriu caminho para o impeachment.

Play

O Ministério da Justiça da Itália recebeu ontem um CD com as imagens de um entrevero envolvendo o ministro Alexandre de Moraes (STF), gravadas por câmeras no aeroporto de Roma em julho. Moraes afirma que ele e sua família foram ofendidos e agredidos por turistas brasileiros.

Rec

Falta agora apenas o envio da gravação para as autoridades brasileiras. As informações foram fornecidas pela Eurojust, agência criminal europeia, ao gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras. Não há prazo para que a filmagem chegue ao Brasil. O conteúdo é considerado fundamental para esclarecer o caso.

Zumbido

Pai recentemente, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, relatou em audiência na Câmara ontem ter sido “apavorante” o momento em que um teste foi feito para saber como era a audição da filha. Chamado de “capacitista” pela deputada Amália Barros (PL-MT), ele respondeu que estava apenas expressando uma preocupação com o mundo em que ela viverá.

Visitante...

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) diz ser impossível dizer o número de vezes em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve em 2023 no Palácio dos Bandeirantes. O filho do ex-presidente indicou quadros na administração estadual e tem sido visto com frequência no local.

...oculto

O Painel solicitou em julho, por Lei de Acesso à Informação, a quantidade de idas de Eduardo à sede do Executivo, mas a resposta foi que visitantes “recebem apenas um distintivo de lapela colorido”, sem registro na entrada, e que por isso não é possível fornecer a informação.

Tchurma

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi convocado para depor na CPMI do 8 de Janeiro por ter confraternizado com manifestantes golpistas que bloqueavam partes das rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco, logo após a eleição, em novembro do ano passado. Na ocasião, ele destacou o caráter “ordeiro” do ato e chegou a ser aplaudido.

Repaginado

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, aproveitou evento de apresentação do Novo PAC para empresários na sede da Fiesp na quinta, para destacar a presença do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP). Candidato a prefeito de SP, ele tem buscado construir pontes com empresários, comerciantes e classe média, para desfazer a pecha de radical.

Cartola

Uma campanha de parte da torcida do Santos nas redes sociais quer convencer João Doria a presidir o clube, ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O ex-governador diz que recebeu diversas mensagens nos últimos dias reforçando o apelo, mas rejeita a possibilidade. “Amo o Peixe. Mas sem nenhuma intenção (de presidir). Posso ajudar, mas não disputar”, afirmou.

Esculacho

Presidente da CPI das Pirâmides Financeiras, o deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) ironizou os sócios da 123milhas, que faltaram a depoimento ontem e tiveram a oitiva transferida para hoje. “Acreditamos que eles vão conseguir emitir uma passagem para amanhã. Não sei se pela 123”, afirmou.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel