Ajudinha
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (24)
Folha de São Paulo
A aprovação no Senado da emenda que limita decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a reação à morte de um dos presos pelo 8 de Janeiro devem dar novo impulso à CPI do Abuso de Autoridade na Câmara. A comissão, que há meses estava empacada em 147 assinaturas, conseguiu mais três na quinta-feira (23). Faltam agora 21 para atingir o mínimo. “Com esses fatos novos, mais a manifestação domingo na (avenida) Paulista, teremos em breve os apoios suficientes”, diz o autor do requerimento, Marcel van Hattem (Novo-RS).
Bicameral
A ideia da comissão é investigar supostas práticas abusivas do Judiciário, em especial do STF. No Senado, um grupo de oposicionistas também quer recolher assinaturas na Casa para transformar a CPI em mista.
Você por aqui?
Um dia após a troca de farpas com o STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e dois integrantes da corte receberão uma homenagem da Faculdade de Direito da Faap, em SP. Ele e os ministros Cristiano Zanin e Nunes Marques serão agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico. Dias Toffoli, cuja esposa será homenageada, deve ir.
Gracinha
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP), Patricia Vanzolini, criticou o ministro Alexandre de Moraes (STF) por ter ironizado a entidade ao negar pedido de um advogado de fazer sustentação oral em um julgamento. Segundo ele, a notícia da recusa seria objeto de nota e geraria “uns 4.000 tuítes”.
Olha o respeito
Para Vanzolini, “a manifestação inteiramente desrespeitosa para com uma entidade da relevância da Ordem dos Advogados do Brasil, o uso de ironia e grosseria, contribuem para deterioração das relações republicanas entre as instituições”.
Biscoito
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) pediu desculpas a Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, por ter dito na quinta-feira (23) que não vai deixar o Rio “se transformar num centro de São Paulo, numa cracolândia”. Ele tratava de sua proposta para viabilizar a internação compulsória de dependentes químicos que vivem nas ruas da cidade. “Não quis ser ofensivo com ele (Nunes) ou com a cidade. Esse tema precisa de uma discussão ampla em todo Brasil”, afirmou à coluna Painel.
DNA
Filho do prefeito Bruno Covas (PSDB), morto em 2021, Tomás Covas defendeu que os tucanos apoiem a reeleição de Nunes, que assumiu no lugar de seu pai. “Acredito, sim, que o PSDB deva apoiar o Ricardo (Nunes) para a reeleição dele ano que vem”, disse ao podcast Política Real. O apoio ajuda a ala do partido que participa do governo e defende seguir com o emedebista.
Venha
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) convidou formalmente o PSDB para ser o principal parceiro de sua campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2024. Em reunião na quinta-feira (23) com Orlando Faria, presidente do diretório municipal tucano, ela elogiou a história da sigla no estado e na capital e disse que gostaria de contar com seu apoio no ano que vem.
Cachimbo da paz
O deputado Guilherme Boulos (Psol) participará de uma plenária neste sábado (25) em região da zona sul de São Paulo conhecida como “Tattolândia”, devido à influência dos políticos petistas da família Tatto. Participarão os vereadores Arselino e Jair, o deputado estadual Enio e o federal Nilto. Apenas o deputado Jilmar não estará presente por conflito de agenda. O clã foi um dos maiores opositores no PT do apoio a Boulos.
Susto
O deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos) foi vítima de um sequestro-relâmpago no último domingo (19) em Sorocaba (SP), onde tem uma chácara. Segundo o parlamentar, os criminosos usavam roupas da Polícia Civil, toucas ninja e fuzis. Ele relatou ter sido abordado por um grupo de oito homens, que o levaram de volta à chácara, onde sua esposa, filha e genro estavam. Após duas horas, não levaram nada, e ninguém ficou ferido.
Vaquinha
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), disparou mensagem a “parceiros e parceiras do governo” pedindo doações via Pix para medidas de enfrentamento à enchente na cidade. A chave do destinatário, todavia, é o e-mail particular de um assessor da Procuradoria-Geral do Município, o que causou estranheza. Em nota, a prefeitura diz que a mobilização foi “de caráter interno” entre assessores e secretários.
Dique
As cheias do lago Guaíba podem atravancar um dos principais projetos de concessão do governo Eduardo Leite, a revitalização do Cais Mauá, antiga zona portuária de Porto Alegre. O plano já enfrentava percalços. Em 2022, com auxílio do BNDES, foi lançado um edital, mas não houve interessados.
O secretário de Parcerias Estratégicas do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, diz no entanto que o projeto é seguro e pode servir como um das soluções para resguardar melhor a capital de futuros alagamentos.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo