Águas turvas
Coluna foi publicada no sábado (09)
Folha de São Paulo
Em meio à discussão sobre a privatização, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se nega a informar os gastos com um festival que incluiu apresentação da cantora Claudia Leitte e outras artistas, em outubro. A estatal recusou pedidos do Painel, via Lei de Acesso à Informação, a respeito do valor investido no Flui SP, que ocorreu no auditório do Ibirapuera. Justifica com base em resolução da Comissão de Valores Mobiliários e diz que só poderia dar a informação no balanço do quarto trimestre, a ser divulgado em 2024.
Conta outra
Marina Atoji, diretora de programas da ONG Transparência Brasil, afirma que não há razão para que a Sabesp não forneça as informações. Ela diz que os dados são de interesse público, pois os patrocínios são despesas que se relacionam à função social da empresa. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), procurada, não quis comentar.
Exagero
A Comissão Arns de Direitos Humanos divulgou nota em que pede a soltura de dois manifestantes presos pela PM durante protesto contra a privatização da Sabesp na última quarta-feira (06), na Assembleia Legislativa de São Paulo.
A entidade diz que a prisão de Hendryll Silva e Lucas Carvente, ligados ao partido Unidade Popular, é desproporcional e injustificada, "uma vez que se trata de um crime de pequeno potencial ofensivo".
In memoriam
O Ministério dos Direitos Humanos se reúne na próxima segunda-feira (11) com integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para apresentar um plano de ação para implementar medidas relacionadas ao assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari, em 2022. A ideia é anunciar novas ações para proteção de ativistas na região.
Likes
A Justiça Eleitoral de São Paulo tornou réu o ex-candidato a deputado estadual Lucas Pavanato (Novo-SP) por violência política de gênero contra mulheres de esquerda na eleição de 2022.
Influenciador de direita, ele teria constrangido as ex-deputadas Manuela d'Ávila e Isa Penna, entre outras, durante debate na PUC-SP, filmando-as e fazendo provocações. Depois, postou o vídeo.
Pires…
A Marinha usou um evento de desativação de um navio em Niterói (RJ) para alertar para o limite da vida útil de suas embarcações e pressionar pela PEC que busca garantir que o orçamento de defesa seja de 2% do PIB.
“O custo necessário à manutenção das capacidades dos meios navais de forma sustentável, sem o adequado provisionamento de recursos, ameaça o processo de reaparelhamento”, diz em comunicado.
...na mão
A PEC foi protocolada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do principal partido de oposição ao governo Lula (PT). A Marinha participou da articulação da proposta e fez movimentos para mostrar apoio popular a ela. Ao mesmo tempo, o Ministério da Fazenda não vê a medida com bons olhos, por engessar mais o Orçamento.
Ouro verde-oliva
O ministro da Defesa, José Mucio, homenageará neste sábado (09) com a Medalha do Mérito Desportivo Militar os atletas militares que participaram do Panamericano de Santiago. O Brasil conquistou o recorde de 205 medalhas, das quais 99 foram de atletas militares. A pasta aumentou em 7% em 2023 o orçamento de seu programa de alto rendimento esportivo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo