Abre o olho
Coluna foi publicada nesta terça-feira (19)
Folha de São Paulo
O presidente Lula (PT) conclamou empresários e gestores de fundos americanos a participarem de licitações na área de infraestrutura no Brasil, e disse que eles estão perdendo espaço para chineses. O recado foi dado na noite de domingo, em Nova Iorque, a 22 grandes investidores dos EUA, em evento organizado pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva. Estavam presentes representantes de BlackRock, Brookfield, Citibank, Neuberger Berman, General Atlantic e GIP, entre outros.
Guerras tucanas
O PSDB do estado de SP pretende nomear um novo comando para o partido na capital e punir o atual presidente do diretório paulistano, Fernando Alfredo, com possibilidade inclusive de expulsão. O estopim foi a realização da convenção municipal na capital no domingo, desafiando decisão estadual de suspendê-la até que sejam apuradas acusações de arbitrariedade contra Alfredo. Ele foi reeleito, mas o encontro não é reconhecido pelas instâncias superiores da sigla.
Grande maçã
Guilherme Boulos (Psol) se encontra amanhã com o ex-prefeito de Nova Iorque Bill de Blasio (2014-21). O pré-candidato a prefeito de SP está na cidade para a Assembleia-Geral da ONU. Os dois devem trocar experiências sobre urbanismo, sustentabilidade, inclusão e combate ao racismo. Boulos busca subsídios para seu programa de governo e quer contraditar a imagem de radical que adversários buscam lhe atribuir.
Serviços prestados
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) promoveu Guilherme Piai, superintendente do Itesp (Instituto de Terras de SP), ao cargo de secretário-executivo da Secretaria de Agricultura. Ele é o responsável pela entrega de títulos de terras devolutas do estado a assentados, programa que é objeto de uma ação de inconstitucionalidade no STF.
Cinza
Ao ser filmado com um vape em seu gabinete, o ministro do Turismo, Celso Sabino, fez uso de um produto proibido pela Anvisa desde 2009. Mesmo assim, mais de 2,2 milhões de adultos são adeptos do cigarro eletrônico no Brasil, recorrendo muitas vezes ao contrabando. O Congresso discute uma tentativa de regulação. No dia 28, haverá audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado sobre o tema.
Boca fechada
Pesquisa do Instituto Sivis mostra que 23% dos brasileiros deixam de opinar, sempre ou de forma frequente, sobre temas políticos no ambiente familiar por medo de eventual reação. No trabalho, 23% praticam esta forma de autocensura, enquanto 25% o fazem em redes sociais e 22% com amigos. O levantamento ouviu 1.128 pessoas em maio e junho.
País do futuro
Acompanhado de Fernando Haddad (Fazenda) e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do líder da Fiesp, Lula respondeu a perguntas sobre reformas econômicas e transição verde. Ele afirmou que seu governo vai novamente acabar com a fome e prometeu que o Brasil vai deixar de ser um país emergente e se desenvolver de verdade.
Networking
O assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, vai se encontrar hoje em Nova Iorque com Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional de Joe Biden para discutir, entre outros temas, a guerra na Ucrânia. Amorim tem sido o enviado de Lula para tratar da guerra com líderes mundiais. Já conversou sobre o tema com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodimir Zelenski.
Telemarketing
O governo estuda montar um grupo de trabalho para identificar a fonte de vazamentos de dados do cadastro de aposentados, em resposta às reclamações que chegam sobre oferta de empréstimos consignados não solicitados. O pedido é encabeçado pelo ministro Carlos Lupi (Previdência), cuja pasta recebe diariamente reclamações de beneficiários do INSS assediados por instituições financeiras.
Guardiã
O Banco do Brasil incluiu o lançamento de uma pulseira produzida pela comunidade indígena amazônica Yawanawá em sua estratégia ESG. A renda com a venda será repassada a projetos em defesa dos povos da Amazônia. A pulseira será lançada hoje, em Nova Iorque, onde líderes mundiais se reúnem. A presidente do banco, Tarciana Medeiros, tem circulado com o acessório, feito com sementes de açaí.
Ctrl+alt+del
Funcionárias da Prefeitura de São Paulo que denunciaram registro de vacina sob suspeita de fraude no nome de Jair Bolsonaro (PL) no Parque Peruche (zona norte) disseram em depoimento à Polícia Civil que não é possível identificar quem publicou os dados, em dezembro de 2021. Segundo elas, na época, login e senha do sistema eram únicos e gerais para o posto de saúde. Atualmente, o acesso é individualizado. Como mostrou o Painel, a investigação foi enviada para o STF.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo