Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Dia Mundial do Coração: seja um herói do seu coração!

Gabriela Rebello | 28/09/2022, 16:50 16:50 h | Atualizado em 28/09/2022, 16:51

Na próxima quinta-feira, 29/10, comemoraremos o Dia Mundial do Coração, buscando conscientizar a população sobre a importância de preservar a saúde do músculo cardíaco.

Então vamos direto ao assunto, a importância da alimentação adequada na redução do risco cardiovascular e no controle dos fatores de risco já está demonstrada por uma série de evidências científicas. Estudos demonstraram que as doenças cardiovasculares podem ser reduzidas em 30% com modificações no estilo de vida, e uma das melhores formas de evitar o problema é através da prevenção, que inclui uma alimentação saudável.

Na dieta cardioprotetora a gordura saturada e a trans, os açúcares simples e o sal estão entre os nutrientes que aumentam o risco quando consumidos em quantidades excessivas, pois exercem efeito direto sobre a saúde do coração aumentando a incidência dos fatores de risco, como a hipertensão, a dislipidemia, a obesidade e o diabetes.

Em contrapartida, anota na sua lista de compras os alimentos protetores do coração: aveia, aipo, ervilha, gergelim, feijões, grão de bico, cacau, uva roxa, romã, beterraba, cenoura, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), jabuticaba, alho, cebola roxa, linhaça, chia, peixes como atum e sardinha e rabanete.

Para preparar a comida opte pelo azeite de oliva. No que diz respeito ao delicioso tempero, evite os industrializados e abuse dos naturais como, orégano, alho, cebola, manjericão, louro, dentre outros.

E não se esqueça, unir uma alimentação saudável com exercícios físicos ajuda mais ainda a manter a saúde do coração.

Me diga aí, que tal agir agora para viver mais e melhor no futuro, comprometendo-se a consumir alimentos saudáveis; fazer exercícios físicos; não fumar; controlar os níveis de colesterol?

Referência: LIPP, 2019

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: