Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

MUNDO DIGITAL

Wi-Fi pública: entenda os riscos e saiba se proteger

Jornal A Tribuna | 27/03/2022, 16:20 h | Atualizado em 27/03/2022, 16:21
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro


As redes de Wi-Fi estão espalhadas por todos os locais e são cada vez mais necessárias para nos manter conectados, de forma barata e com alta velocidade de conexão. Em shoppings, restaurantes, aeroportos, no trabalho e nas ruas buscamos sempre uma rede disponível para manter as atividades rotineiras de caráter pessoal ou profissional. Entretanto, é preciso ficar atento aos cuidados que devem ser observados ao  utilizar essas redes, que são cada vez mais visadas por hackers ou outras categorias de cibercriminosos. 

Não são raros os casos de armadilhas criadas por esses indivíduos, que causam algum tipo de perda ou transtorno aos internautas desprevenidos. 

Em geral, as pessoas se conectam nas redes Wi-Fi em busca de velocidades maiores de navegação e economia do plano de dados. Porém, a procura por essas vantagens pode se transformar em uma grande dor de cabeça para o usuário.

Em ambientes públicos, com Wi-Fi abertas ou mesmo nas redes protegidas com senhas, é grande o risco de existir uma armadilha digital pronta para invadir um dispositivo conectado e capturar dados. 

Na maioria das vezes, a vítima não percebe que o aparelho foi hackeado e, voluntariamente, acaba fornecendo senhas e outras informações pessoais que são usadas pelos criminosos para obter vantagens indevidas, causando prejuízo ou algum outro tipo de dano à vítima.

Ao utilizar redes Wi-Fi de ambientes públicos é necessário tomar alguns cuidados, que vão desde evitar acessos a sites de bancos, de e-mails, redes sociais, até desviar-se de links que podem ser armadilhas para a instalação de códigos maliciosos que vão controlar recursos do dispositivo, como câmeras, dados armazenados e conversas privadas.

Se for inevitável utilizar uma Wi-Fi pública, o ideal é que se faça uso para uma pesquisa rápida para verificar, por exemplo, um endereço, o preço de um produto ou qualquer outro tipo de consulta em sites abertos, cujas informações trocadas não comprometam a sua segurança digital.

Sabemos que as conexões Wi-Fi têm suas vantagens inquestionáveis e tentadoras mas, ao utilizá-las é preciso ter a consciência de que a conexão que utiliza o ar como meio físico de transmissão, possibilita exploração de falhas ou brechas que deixarão indefesos, praticamente, todos os dispositivos plugados a essa rede sem fios.

A informação poderá trafegar livremente pelo ar e um hacker conectado nessa rede, com o auxílio de um programa farejador (sniff), terá acesso a todos os dados que não estão criptografados.

Portanto, fique atento a essas dicas e lembre-se de que, nos dias atuais, a segurança digital é fundamental para evitar maiores aborrecimentos. Ao utilizar redes Wi-Fi públicas também vale aquela premissa: o barato pode sair caro. Fica o alerta!

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Mundo Digital

Mundo Digital, por Eduardo Pinheiro

ACESSAR Mais sobre o autor
Mundo Digital

Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Eduardo Pinheiro

PÁGINA DO AUTOR

Mundo Digital