Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

MUNDO DIGITAL

Metade das crianças possuem smartphone: Entenda os riscos.

Um levantamento, feito pelo IBGE, concluiu que 51,4% das crianças possuem um smartphone para chamar de seu.

Eduardo Pinheiro | 18/09/2022, 12:50 h | Atualizado em 18/09/2022, 12:51
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro


Um levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, concluiu que 51,4% das crianças possuem um smartphone para chamar de seu. 

Nada demais, se a pesquisa não tivesse também concluído que, dentre as crianças que possuem celular, mais de 84% utilizam o aparelho para acessar a Internet.

Mas, na prática, o que isso pode significar? Pode representar um grande risco se os pais não criarem barreiras de proteção contra as inúmeras armadilhas que os filhos podem estar sujeitos no mundo online.

Para começo de conversa, os pais precisam entender que celular não é brinquedo. Ao entregar a uma criança ou a um pré-adolescente um smartphone, os pais precisam orientar quanto aos riscos inerentes ao mundo digital e estabelecer formas de monitoramento.

Celular com internet na mão de criança é equivalente à rua. Os mesmos riscos que existem nas ruas existem no ambiente online. Os criminosos, e em especial, os pedófilos, migraram para a Internet, devido à abrangência da rede e a um suposto anonimato que um perfil fake (falso) pode aparentar. 

Logo, os pais que deixam os filhos desassistidos no ambiente online estão criando um menor abandonado digital e  podem até mesmo responder pelo crime de abandono de incapaz (Art. 133 Código Penal).

São diversos os riscos e armadilhas para os menores no mundo online. Vamos destacar a seguir os 4 principais riscos que os filhos estão sujeitos, ao se inserirem tão novos no mundo da tecnologia da comunicação.

 I- Pedófilos. 

Essa categoria de criminosos dificilmente será encontrada nas ruas, oferecendo doces e dinheiro às crianças, pois na era da informação eles migraram para as redes sociais e jogos online. Os pais precisam redobrar os cuidados com os filhos nesses ambientes.

 II- Desafios perigosos. 

São incontáveis os desafios perigosos que surgem todos os dias no universo online. Muitos desses desafios podem levar até à morte do menor, como a roleta russa e o desafio da baleia azul.

III- Conteúdo impróprio. 

Os pais precisam controlar o tipo de conteúdo que os filhos terão acesso na Internet. O Marco Civil da Internet dotou a web brasileira da liberdade de conteúdo, logo, cabe aos mais o desafio de não permitir que os filhos vejam o que não é próprio para a idade.

 IV- Vício pela tecnologia. 

Muitas são as famílias que estão passando por dramas com os filhos, devido ao vício na tecnologia, que os afastam das atividades escolares, sociais e físicas.

Não são poucos os desafios para os pais, a partir do momento que permitem (ou patrocinam) que uma criança ou pré-adolescente tenha acesso ao ilimitado (e perigoso) mundo digital. Tal deliberalidade deve vir acompanhada, sempre, de orientação, acompanhamento e vigilância, caso contrário,  podem colocar seus filhos em risco, inerente ao mundo virtual.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Mundo Digital

Mundo Digital, por Eduardo Pinheiro

ACESSAR Mais sobre o autor
Mundo Digital

Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Eduardo Pinheiro

PÁGINA DO AUTOR

Mundo Digital