Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Fake news sobre Celular Seguro

Coluna foi publicada no domingo (24)

Eduardo Pinheiro | 26/12/2023, 11:30 h | Atualizado em 26/12/2023, 11:32

Imagem ilustrativa da imagem Fake news sobre Celular Seguro
Aplicativo do governo federal foi lançado na última semana |  Foto: Divulgação

O aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo federal na última semana, tem como finalidade inibir o roubo e o furto de celulares no Brasil. O aplicativo permite que os usuários registrem o seu celular no sistema e, em caso de roubo ou furto, possam bloquear a linha do aparelho de forma remota, impossibilitando o uso da linha pelo criminoso.

O aplicativo também possibilita que os usuários cadastrem pessoas de confiança. Ao serem acionadas pela vítima de roubo do aparelho, essas pessoas podem registrar o incidente no aplicativo. Em questão de minutos, as operadoras de telefonia e a rede bancária credenciada são notificadas e procedem ao bloqueio das respectivas linhas de telefone e dos aplicativos bancários.

Dois eventos relevantes ocorreram durante a semana de lançamento do aplicativo. O primeiro está relacionado a links que supostamente oferecem um atalho para instalar o aplicativo “Celular Seguro”, mas, na realidade, constituem uma armadilha virtual criada para roubar dados ou cobrar taxas falsas pelo uso do aplicativo, que é completamente gratuito. Portanto, só realize o download do App das plataformas oficiais (Play Store e Apple Store).

O segundo evento está associado a uma notícia falsa que se espalhou no WhatsApp. O texto alerta para a possibilidade de o aplicativo do governo ser uma forma de espionagem governamental. A mensagem destaca ainda a frase “NÃO INSTALE O APP NO SEU CELULAR. MELHOR PERDER O APARELHO QUE A SUA LIBERDADE”.

O que as pessoas que espalham ou que acreditam nessas Fake News não sabem é que as plataformas oficiais de aplicativos, como a App Store e o Google Play, realizam vários testes para verificar se aplicativos possuem funções espiãs ou não documentadas. Esses testes são realizados por meio de uma combinação de métodos, incluindo, a análise de código, onde o código fonte do aplicativo é analisado para verificar se ele contém chamadas para funções que não são documentadas ou que são suspeitas de serem maliciosas.

Os aplicativos ainda passam por testes de desempenho, onde são testados para verificar se eles usam recursos do sistema de forma excessiva ou se exibem comportamentos suspeitos.

Porém, se ainda persistir a desconfiança, antes de instalar um App verifique as permissões que o aplicativo solicita. Os aplicativos precisam de permissões para acessar recursos do sistema, como a câmera, o microfone e os dados de localização. Se um aplicativo solicitar permissões que não são necessárias para o seu funcionamento, aí sim, pode ser um sinal de alerta.

Não se esqueça também de sempre possuir um software antivírus no dispositivo. Um antivírus pode ajudar a detectar e remover aplicativos maliciosos.

Por fim, se você ainda não instalou o aplicativo Celular Seguro, saiba que ele pode ajudar a proteger os seus dados. Ele oferece mais segurança do que a ausência do mesmo no seu sistema.

E tudo que foi dito aqui se aplica também aos demais apps governamentais: Gov.br, Meu INSS, Bolsa Família, Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, e tantos outros. Fica a nossa orientação!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: