Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

MUNDO DIGITAL

Comentários indevidos nas redes sociais e seu emprego em risco

Mais que perda do emprego, um comentário preconceituoso, racista ou antiético, pode significar a perda da empregabilidade

Eduardo Pinheiro | 23/10/2022, 10:27 h | Atualizado em 23/10/2022, 10:28
Mundo Digital

Eduardo Pinheiro



          Imagem ilustrativa da imagem Comentários indevidos nas redes sociais e seu emprego em risco
Smartphone, celular, em uso. |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Diante da atual conjuntura tecnológica, que impulsiona e potencializa nossas declarações na internet, principalmente nas redes sociais, exige-se, cada vez mais, um comportamento correto e ético das pessoas.

Não são poucos os casos constatados de pessoas que, sem nenhum tipo de filtro ou bom senso, publicam comentários de temas polêmicos, que poderão a curto, médio ou longo prazo, embaraçar a sua reputação ou situação profissional.

Até mesmo quem busca uma colocação no mercado de trabalho pode ser prejudicado, caso tenha atitudes de demonstração de ódio, preconceito, racismo, enfim, qualquer conduta reprovável. As empresas de seleção e recrutamento analisam o perfil psicológico dos candidatos também nas redes sociais. 

Depois de obter uma colocação no mercado de trabalho, é preciso redobrar os cuidados, uma vez que as empresas monitoram seus funcionários, não só no horário de trabalho, mas também fora dele. Comportamentos indevidos, inoportunos e antiéticos podem fazer com que o funcionário perca o emprego e, depois, venha encontrar dificuldade para conseguir uma recolocação profissional. 

Por isso, é preciso ter discernimento, ser prudente nas postagens e sempre pautar o comportamento, seja no ambiente digital ou fora dele, com uma postura ética e de respeito alheio.

No Espírito Santo, só nesse ano, são centenas os casos de pessoas que perderam seus empregos após comentários indevidos, ou que vão de encontro à política da empresa, quase todos realizados nas redes sociais.

As pessoas precisam entender que, no ambiente digital não existe a “Lei do Arrependimento”, pois mesmo que a pessoa se arrependa e delete a postagem polêmica ou ofensiva, outros usuários já podem ter copiado o comentário para, no momento apropriado, usar contra o autor da postagem.

Muitas vezes, uma ofensa pessoal em redes sociais é realizada com a utilização do dispositivo ou conexão da organização em que a pessoa trabalha. A investigação, certamente, apontará para a empresa e colocará o autor da postagem em uma situação delicada para manter  seu emprego.

Infelizmente, esse tipo de situação é muito mais comum do que se imagina. Por isso, precisamos entender que tudo o que postamos no ambiente digital pode, no presente ou no futuro próximo, ser utilizado contra nós. 

Sendo assim, é preciso ponderar e avaliar sobre diversos aspectos (social, profissional e familiar) se vale a pena externar o que pensamos, em um ambiente no qual centenas ou milhares de pessoas terão acesso. Essas pessoas poderão fazer um mau juízo de valor sobre aquele comentário que fizemos (muitas vezes por impulso), sem a devida reflexão do impacto negativo que tal comentário poderia provocar em nossas vidas. Então, fica a dica de ser prudente nos seus comentários, e lembre-se, que as redes sociais se equiparam a um outdoor de visibilidade de alcance global.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Mundo Digital

Mundo Digital, por Eduardo Pinheiro

ACESSAR Mais sobre o autor
Mundo Digital

Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Eduardo Pinheiro

PÁGINA DO AUTOR

Mundo Digital