Minhas impressões
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (26)
O Fortaleza assumiu a liderança do Brasileiro com um ponto a mais e um jogo a menos que o segundo e o terceiro colocados - Botafogo e Palmeiras, respectivamente. Trio, aliás, que tem o Flamengo, num primeiro plano, e o São Paulo, mais abaixo, lutando para chegar à reta final na briga pelo título. Isso significa que o campeonato se aproxima de seu último terço com cinco times na disputa pelo primeiro lugar, e não há ainda um favorito. Talvez quando os 11 jogos adiados forem jogados possamos ter uma noção melhor sobre quem é quem nessa corrida maluca.
Bahia 0 x 0 Botafogo
Foi o quarto confronto entre os times este ano, e mais uma vez o jogo do Botafogo de Artur Jorge não encaixou: duas derrotas e dois empates. Apesar das duas bolas na trave e do bom momento no início do segundo tempo, foi o goleiro John quem saiu com o prêmio de melhor em campo por suas sete defesas, duas delas em chances claras. Pelo desgaste das partidas contra Palmeiras e Flamengo nos últimos dez dias, o ponto obtido é para ser festejado.
Flamengo 2 x 1 Bragantino
O retorno de Michael renovou o poder ofensivo de um time que, com ou sem desfalques, tem dificuldades para transformar em gol as jogadas que organiza. Mas ainda assim consegue se impor pela qualidade de um elenco que, apesar da insatisfação da torcida, ainda é um dos três melhores do futebol brasileiro. É justamente por isso que segue vivo nas três competições que disputa.
Atlético/MG 0 x 2 Fluminense
A classificação às quartas da Libertadores fez muito bem ao time de Mano Menezes. E a vitória no Mineirão, sábado (24), mostrou que já não há tantos resquícios daquele frágil e envelhecido Fluminense, inseguro na defesa e inoperante no ataque. Já se vê claramente uma equipe mais organizada na fase defensiva, mentalmente fortalecida pelo sucesso em jogos estratégicos. A média de pontos por partida nas dez últimas rodadas subiu para 1,8. É pontuação de G-4.
Vasco x Athletico/PR
Com a derrota do Atlético/MG, o time de Rafael Paiva terá outra chance de subir duas posições em caso de vitória na noite desta segunda-feira (26), em São Januário. Ingressos esgotados, o artilheiro Vegetti de volta à equipe e uma enorme expectativa pelo passo à frente na tabela do Brasileiro antes do reencontro na ida das quartas da Copa do Brasil, quinta-feira.