Sem consenso, surgem chapas para disputar reitoria da Ufes
Coluna foi publicada no domingo (17)
De amanhã (segunda-feira) até quarta-feira, a reitoria da Ufes abre inscrições para chapas que vão participar da escolha do novo reitor e vice, sendo a primeira etapa no dia 8 de novembro. Duas chapas já estão formadas, quebrando a tentativa de formar uma de consenso.
Chamada internamente de “pesquisa”, a escolha para a lista tríplice mobiliza cerca de 30 mil pessoas e tem votos paritários: professores (70%), funcionários (15%) e alunos (15%). A votação será em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-ES. Por enquanto, duas chapas consideradas “progressistas” se apresentam: “Ufes com Orgulho”, encabeçada pelos professores Eustáquio Castro e Sônia Lopes (vice), e o “Ufes Mais”, que traz Edinete Rosa como reitora e Maria Lúcia Garcia (vice).
...Os alinhamentos
Nos bastidores do campus, a avaliação – a partir do movimento de lideranças – é que o atual reitor Paulo Vargas, que não disputa reeleição, tende a apoiar a chapa Eustáquio Castro-Sônia Lopes, enquanto a epidemiologista Ethel Maciel parece próxima à chapa Edinete Rosa-Lúcia Garcia. Na disputa anterior, Ethel foi a mais votada da lista tríplice, Paulo Vargas ficou em segundo e acabou sendo o escolhido pela presidência da República. E agora, na nova disputa e com outro cenário, a participação de alguma chapa de direita é vista como pouco provável.
Mostra Luz del Fuego
Atriz, dançarina, naturista, capa de revista internacional, Luz del Fuego (foto) inspirou histórias, filme e música de Rita Lee, por estar sempre à frente do seu tempo. Mas foi esquecida pela ministra Carmen Lúcia, quando passou por Vitória e exaltou pessoas famosas de Cachoeiro. Agora, inspira a “Mostra Internacional Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia”, com inscrições abertas em Cachoeiro até o próximo dia 30 e apoio da lei Rubem Braga. Dora Vivacqua, seu nome real, foi assassinada em 1967.
Distância acadêmica
O músico Charles Gavin, dos Titãs, postou nas redes crítica ao “distanciamento entre a academia brasileira e a cultura popular”, citando a recente premiação dada ao cantor-compositor Caetano Veloso, que recebeu o “Doutor Honoris Causa” da Universidade de Salamanca, na Espanha. Cobrou que as universidades brasileiras não fazem esse tipo de reconhecimento ou interação. “Na Universidade de Coimbra (Portugal), Adriana Calcanhoto foi convidada a dar curso de composição. Por aqui, isso não ocorre”, ilustrou.
Energia solar no ES
Com 16.480 unidades de geração, que representam 2,1% da capacidade instalada no País, o Espírito Santo está em 14º no ranking nacional. Os dados da Brasil Energia, compilados pela Findes, mostram que entre 2021/2022 o parque de energia solar fotovoltaica expandiu 75,9% no País. São Paulo lidera, gerando 1.191MW, seguido do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Por onde anda
Aos 86 anos, Pedro Burnier leva ao Alto Caxixe (Venda Nova), onde mora, seus vastos conhecimentos agrícolas participando da criação de rotas de culturas diversas. Quando não mexe com a terra, ouve música clássica. Já foi secretário de Estado da Agricultura, assessorou a então Aracruz Celulose e se tornou produtor de mamão em Linhares, entre outras atividades.
Lamento petista...
Ouvido no cafezinho da Assembleia Legislativa: “Agora vamos ter que engolir o ministro Fufuca e advogado que confunde “Pequeno Príncipe” (Saint-Exupéry) com “O Príncipe” (Maquiavel).
... Outra mesa
Em outra mesa do cafezinho na Assembleia, governistas e oposicionistas avaliavam o bônus da taxação dos jogos on-line em contrapeso à possível lavação de dinheiro.
Curta
PALESTRA. Ex-governador Paulo Hartung palestra amanhã (segunda-feira) no evento do Centenário Sindigraf-SP. Às 15h30, aborda o cenário brasileiro e seus impactos na cadeia produtiva da impressão.
QUEM MATOU LACY RIBEIRO. Será dia 18 de outubro, na Assembleia Legislativa, o lançamento do livro do delegado José Barreto sobre o assassinato da escritora e policial capixaba, em 2013.
TIROS EM GUAÇUÍ. Vereador Julinho Tererê, na Câmara de Guaçuí, reclamou da insegurança citando o tiroteio entre traficantes no desfile de 7 de Setembro: “Traumatizou muita criança”.
TERRAPLANISMO. Ministro Alexandre de Moraes vê risco à democracia, na desinformação que campeia pela internet. É tamanha que muita gente teme o comunismo no Brasil, conforme pesquisa.
FILOSOFIA PÓS-PANDEMIA. “Brasil nunca puniu torturadores e golpistas, e quando começa surge a turma do passar o pano, no pano de fundo”. Entreouvido em barbearia.