Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Fonte Grande

Rolo imobiliário alto no Morro do Moreno

Cartão-postal da entrada da Baía de Vitória, reduto de trilheiros, alpinistas e praticantes de asa-delta, o Morro do Moreno já inspirou poetas

Jornal A Tribuna | 01/05/2022, 15:53 h | Atualizado em 01/05/2022, 16:51
Fonte Grande
Luiz Trevisan


          Imagem ilustrativa da imagem Rolo imobiliário alto no Morro do Moreno
CAPARAÓ SEM MANEJO FLORESTAL – A expansão do agroturismo na região do Caparaó, vista aqui da localidade de Pedra Menina, cobra o preço da falta de manejo florestal e planejamento. Quem circula por lá, olhos atentos, nota a expansão sem limites de cafezais, moradias e pousadas tomando lugar da vegetação nativa |  Foto: Divulgação

Oitenta proprietários de lotes ameaçam recorrer à Justiça Federal para defender direitos de posse no Morro do Moreno, agora transformado em reserva pela Prefeitura de Vila Velha.

Cartão-postal da entrada da Baía de Vitória, reduto de trilheiros, alpinistas e praticantes de asa-delta, o Morro do Moreno já inspirou poetas. Naturalmente, despertou atenção de gente interessada em morar naquele recanto encantador. Alguns se instalaram, outros compraram lotes com planos futuros. Porém, no ano passado, a Câmara de Vereadores de Vila Velha aprovou projeto do Executivo transformando aquela área em Monumento Natural Morro do Moreno. E o sonho de morar no “paraíso” vira pesadelo.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que “as atividades que serão permitidas no local vão ser determinadas pelo plano de manejo que está sendo elaborado”. 

Carnaval cultural

Exu não é o diabo, como muitos pensavam antes do desfile da campeã das escolas de samba,  a Grande Rio. A propósito, reação oportuna do capixaba Leonardo Lúcio Machado, nas redes sociais: “Ainda bem que existe o Carnaval para sacudir e movimentar conceitos”.

Judas fake

De atento leitor ainda intrigado com a tradicional “Malhação do Judas”, na Enseada do Suá, que na última edição “malhou” botijão de gás e gasolina. “Ih, despersonalizaram até o Judas”.

Outono aquece turismo na montanha

A chegada do outono incrementou em 30% a demanda por pousadas, parques e sítios de recreação no entorno da região de Pedra Azul, apontam empreendedores. Em um dia como hoje lota. Se não tiver reserva feita em algum restaurante, é melhor pensar em outra opção alimentar. Um conhecido parque da região registra lotação também em dias de semana. O lado ruim desse belo passeio é a precária BR-262, que bate sinistros recordes de acidentes.

Descida, o pesadelo

A volta pela BR-262, nas tardes de domingo, da Vista Linda até a ponte do Rio Jucu, continua sendo pesadelo dos motoristas. Fila extensa de veículos em única pista sem escape. Até hoje não saiu do papel a cogitada inversão de pistas – sinalizadas com cones–, que permitiria descer na que possuiu uma segunda pista em vários trechos. Alô, alô, governo, bancada federal...

Biografia de Enivaldo

Jornalista José Caldas da Costa assina a biografia autorizada de Enivaldo dos Anjos, intitulada “Obstinado”, que se encontra em fase de editoração. Mostra a trajetória do atual prefeito de Barra de São Francisco, onde é liderança histórica. Ele também já foi deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Cai e sobe

Desde 2014, a produção de petróleo e gás diminui no Estado, segundo Anuário da Findes. E assim segue até 2024, quando inicia nova plataforma da Petrobras, no Sul. Com o Parque da Baleia, projeta-se para 2025 o aumento de 52% na produção de petróleo e 65% de gás natural.

CURTA

CAMINHO DO IMIGRANTE. Em Santa Leopoldina, hoje tem a 17ª edição da caminhada que repete passos dos primeiros imigrantes italianos rumo à colônia de Timbuí, hoje Santa Teresa.

LANÇAMENTO. “Quem me leva para passear” é o novo livro de Elisa Lucinda, autoficção pela editora Malê, que será lançado na Ufes, no próximo dia 12.

CANTO LÍRICO. Inscrições abertas até 17 de maio para o 1º Concurso de Canto Natércia Lopes, a diva do canto lírico capixaba. Para maiores de 18 anos, pelo www.linktr.ee/ciadeopera.

VIROU FUMAÇA. Noiados furtaram um armário inteiro de companhia telefônica, em Vila Velha, deixando mais de mil pessoas sem telefone fixo.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Agora é mais arriscado circular pela BR-262 do que pegar covid”. Entreouvido num grupo que sempre utiliza aquela rodovia.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Fonte Grande

Luiz Trevisan