Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Poste sem fio dá choque no bolso dos consumidores

Coluna foi publicada no domingo (18)

Luiz Trevisan | 19/02/2024, 14:37 h | Atualizado em 19/02/2024, 14:37

Imagem ilustrativa da imagem Poste sem fio dá choque no bolso dos consumidores
MASSENA, UM OLHAR EM AQUARELA – Aqui, o pintor Homero Massena expõe seu olhar em aquarela para o Morro do Moreno (Vila Velha), em alguma mudança de clima. Ele foi o enredo campeão do Carnaval capixaba deste ano, levado ao Sambão do Povo pela Escola da Mocidade Unida da Glória (MUG), agora bi-campeã. Os traços do mestre também dão samba. |  Foto: Divulgação

Eis o lado B da revitalização de áreas e cobertura verde urbana que desafiam prefeitos. Imagine a cidade com prédios revitalizados, ruas bem arborizadas, postes sem fios expostos e baixa poluição. Esse melhor dos mundos é possível, mas tem custo alto e exige prioridade dos gestores.

Alguns prefeitos investem em arborização para reduzir o calor e subir a cota de carbono, mas a cobertura verde exige ação constante de equipes especializadas em podas e combate às pragas.

Ainda assim, os temporais desses extremos climáticos costumam derrubar fios, danificar veículos, moradias e causar apagões. Não é raro o prefeito ser surpreendido com comunidade pedindo retirada das árvores. Outro clamor: acabar o mafuá dos fios nos postes. Nesse caso, o técnico da EDP dá choque de realidade no bolso: enterrar a fiação, com a tecnologia atual, encarece a tarifa três vezes mais. Além da complexidade nas ações de reparo.

...Conexões do futuro

Evento sobre energia elétrica realizado no Pavilhão de Carapina (Serra) apontou avanços, como o uso da inteligência artificial no monitoramento de redes e transmissões, os postes sem fio de radiação não-ionizante, como nos sinais de celular e TV, os feixes a laser ampliando as conexões.

Porém, boa parte dessa conectividade tecnológica ainda está em desenvolvimento para alcançar, no futuro, um custo mais viável e operacional.

Ecologia e voto

Ecologia nunca foi um tema eleitoralmente forte. Mas nas eleições municipais deste ano deve subir de patamar e entrar com peso na pauta dos candidatos. Marqueteiro eleitoral aponta: “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com as altas temperaturas, as enchentes constantes, a crise hídrica, a crescente poluição do ar e as cidades barulhentas”.

Contestado do Caparaó

Tramita na Assembleia Legislativa um pedido de plebiscito para alterar ou não os limites territoriais, fixados em 1963, entre Guaçuí e Divino São Lourenço. Há quatro localidades nesse “contestado do Caparaó”: Vista Alegre, Serra Azul, Pedra Preta e Felicidade, hoje pertencentes a Guaçuí e reivindicadas pelo município vizinho.

Direitos Humanos

Grátis, on-line e destinado a jornalistas, a PUC do Paraná oferece um programa de pós-graduação em “Direitos Humanos e Políticas Públicas”, entre amanhã e sexta-feira. Nunca antes as violações estiveram tão em alta no País. É oportuno: ainda tem colegas por aí simpatizando, sem pudor, com abusadores do direito.

Fritura

Juninho Corrêa, o vereador de Cachoeiro que surpreendeu ao renunciar a pré-candidatura a prefeito para se tornar padre, também é conhecido na cidade como Juninho da Cofril. Era o nome preferido do setor de rochas ornamentais e tinha entre os padrinhos o deputado estadual Theodorico Ferraço, ex-prefeito da cidade. Nos bastidores, fala-se em fritura.


Curta

... PARCERIA. Na próxima quarta, a Secult realiza reunião com entidades interessadas na seleção de organização civil para parceria na gestão do Parque Cultural Casa do Governador.

COMEÇA COM PIZZA. Calendário de festas em Venda Nova do Imigrante, neste ano, traz de volta a Festa da Pizza, em abril, na localidade de São José do Alto Viçosa.

CUIDADOR EM ALTA. A atividade que mais cresce no País é do cuidador de idoso, seja para questões médicas ou lazer, ir à praia, cinema, etc. Nos últimos 10 anos, a procura cresceu 547%.

“TATU” INVERTIDO. Atento leitor observa: “A fuga do ‘Tatu’ pelo teto, na prisão de segurança máxima de Mossoró, é a ponta do iceberg de um sistema imperfeito e com falhas humanas”.

FILOSOFIA PÓS-PANDEMIA. “A praça é do povo como o céu é do drone”. Entreouvido em salão, após as imagens da polícia dispersando foliões no Carnaval.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: