Plano de voo em novos ares
Luiz Trevisan
Número de voos no Aeroporto de Vitória registrou, nas últimas semanas, significativo aumento de pousos e decolagens.
O medo de avião, por causa do contágio de Covid, vem sendo encarado com ações sanitárias: troca constante dos filtros de ar, desinfecção das aeronaves a cada viagem, uso de máscaras e restrito serviço de bordo.
Em publicidade, companhias aéreas asseguram que o ar, nas aeronaves, “é mais limpo que uma sala de cirurgia. E isso graças a um sistema que renova todo o ar a cada três minutos”. Ainda assim, há significativa parcela, principalmente a que não testou Covid, com medo de avião.
Motéis e boates perdem movimento
No auge do isolamento social, a rede de motéis da Grande Vitória – são 19 estabelecimentos registrados – experimentou redução de clientes na faixa de 80%. Agora, o setor tenta uma retomada com novas normas sanitárias, reduzindo custos, ao mesmo tempo que registra mudança no perfil dos clientes.
O presidente do SindHotéis, Attila Miranda Barbosa, aponta que, antes mesmo da pandemia, a mudança de costumes trazida pela liberalidade nas relações tirou dos motéis aquela imagem clichê de local para encontros furtivos de amantes. “Hoje, a frequência maior é para comemorações de eventos, datas, e abrigo de viajantes. Por ser mais preservado, e em função da pandemia, muitos trocam os hotéis pelos motéis”, cita.
Fecha-não fecha
Attila aponta que ainda é “muito lenta” a recuperação tanto dos motéis quanto hotéis. “Setor segue pelejando, diminuindo estrutura e pessoal, se adequando”. E que as boates, quase apêndice dos motéis, também sofrem com a crise. “Algumas fecharam, outras estão quase”.
Na militância
Ex-reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte é professor aposentado, porém, segue ativo na militância política. Pelas redes sociais, defende frente ampla, no segundo turno das eleições municipais, contra o “bolsonarismo”. E alerta sobre os “arquitetos do retrocesso”.
Robôs do ódio...
Conforme a coluna já registrou em edição online, o prefeito eleito de Colatina, Guerino Balestrassi, até agora não digeriu os violentos ataques sofridos nas redes sociais, às vésperas da votação, desferidos pelos chamados “robôs do ódio”. Ele, que liderava com folga nas pesquisas, quase perdeu na reta final e atribuiu às fake news. Venceu com 631 votos a mais que o 2º colocado. Mas lamenta: “Foi muita calúnia, virei até criminoso, um horror”.
... Por outro lado
Em compensação, Balestrassi ganhou adesões importantes em sua campanha focada na atração de investimentos. Uma delas foi o discreto apoio do prefeito Sérgio Meneguelli, que não concorreu à reeleição. E o incentivo a distância do governador Renato Casagrande.
Rei e rainha nas urnas
“Pelé”, com 504 votos, ficou na reserva na eleição para vereador de Vila Velha, porém, bem longe do banco. E “Xuxa”, três votos, abaixo dos baixinhos.
* * *
Sistema cruel?
Novas regras e fim das coligações nas eleições de vereador trouxeram surpresas. Ainda em Vila Velha, Ivan Carlini (3.502 votos), 3º mais votado, virou primeiro suplente das 17 cadeiras. E professor Heliosandro (1.878 votos), 10º mais votado, nem na suplência ficou. Já Maura (PTB), zero voto, é relacionada como última “suplente”. As novas regras levam em conta a soma dos candidatos da legenda e cláusula de desempenho (soma de votos válidos divididos por vagas).
No mais...
Prefeito eleito em Passa Quatro (MG), Antônio Claret, morreu na véspera. Parece causo surrealista de mineirinho proseando na praça.
Curta
CULTURA De modo virtual, a Ufes promove debate sobre as universidades na gestão cultural, de quarta a sexta-feira próxima. Participam escritor Marcos Lucchesi e ex-ministro Juca Ferreira.
BACK IN BAÍA... O músico capixaba Paulo Henrique Borges, o PH, aportou em Trancoso (BA). Tem sido visto nas redes sociais ganhando canjas de Elba Ramalho e Toni Garrido.
... DRÃO Numa postagem, PH acompanha Toni Garrido em “Drão”, de Gilberto Gil. Sucesso deixa pai e mãe, o jornalista Chico Bagre e Dona Olívia, rindo à toa.
Filosofia na Pandemia: Entre o apagão no Amapá, assassinato de negro no Sul e a chegada da vacina, há um longo curto-circuito no ar.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Fonte Grande,por Luiz Trevisan