Pesquisas saem em busca do turno perdido
Coluna publicada neste domingo no jornal A Tribuna
Luiz Trevisan
Mesclar e equilibrar pesquisa presencial e por telefone. Esta é a receita do pesquisador capixaba Lucas Margotto endereçada aos institutos que tiveram credibilidade abalada no 1º turno. “É preciso reavaliar logo conceitos e métodos, para acertar mais no 2º turno”, aponta. Considera que a pesquisa presencial, nas ruas, nem sempre capta diferentes estratos sociais. “Eleitor da Mata da Praia não anda nas ruas, assim como o alto funcionário. Choveu, complica. Ideal é utilizar mais o telefone, pois o eleitor se sente mais à vontade. É onde você fala mais com todos os perfis, e não tem aquela história do voto envergonhado”, avalia. Detalhe: antes do resultado do 1º turno no Espírito Santo, Margotto mostrou à coluna números de sua pesquisa, para governador e Presidente, bem próximos aos verificados depois nas urnas.
Boicote possível
Margotto cita outra dificuldade dos institutos de pesquisa neste segundo turno: possível boicote de eleitores bolsonaristas ressentidos. “Eles combinam pelas redes sociais. Mas pode ser que, em dado momento, optem pelo oposto e vão declarar o voto como forma confiança”.
Recortes eleitorais...
Da série, santo de casa não faz milagre. Em sua terra natal, Castelo, o governador Renato Casagrande somou 9.905 votos contra 10.481 votos dados a Manato. Na vizinha Cachoeiro, foi pior: o governador teve 38.258 votos contra 58.343 dados ao principal oponente.
...Colegas nas urnas
Maioria dos jornalistas candidatos – vários profissionais da televisão – obteve baixa votação. Único eleito ao parlamento, Amaro Neto viu seus 181.813 votos, obtidos em 2018, caírem para 52.375 votos. Philipe Lemos, estreante, foi o que chegou mais perto. Com 45.260 votos virou o 6º suplente da bancada federal. Alguns tentaram surfar na onda conservadora, mas não colou.
Escrito na estrela
Caso o governador Casagrande seja reeleito no 2º turno, o deputado estadual eleito João Coser (PT) estará próximo de se tornar o futuro presidente da Assembleia Legislativa. Nos bastidores da Casa, o burburinho é que isso faz parte do acordo que levou o PT a remover Contarato ao governo e não lançar candidato ao Senado. Agora há um senão emergido das urnas: Sergio Meneguelli, campeão (138.523 votos), pode querer entrar no páreo.
Cena de teatro
Obras de recuperação do Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro, devem sair da fase de orçamento e retomadas até dezembro próximo, conforme projeções da municipalidade. O espaço fechou desde o início de 2020, após enchente avassaladora do rio Itapemirim.
Fenômeno no prato
Setor muito afetado pela pandemia, os restaurantes self-service ganham súbito alento diante dos preços em alta nos supermercados. Dados do Sindbares apontam que tem muita gente, após os cálculos domésticos, preferindo comer fora e priorizando comida a quilo.
No mais...
Estas eleições estão consagrando o voto esquizofrênico, aquele que mistura candidato de direita, esquerda, radical e moderado.
ENCONTRO NA FAZENDA DO CENTRO
Pensa num lugar que reúne história desde os tempos da escravidão, religiosidade, belezas naturais e agroturismo. Você vai encontrar na Fazenda do Centro, a 12 quilômetros de Castelo, que abre as portas, de quinta a domingo próximo, para marcar os 100 anos da capela Santo Tomás de Vila Nova. O encontro prevê celebrações, apresentações de corais e almoço comunitário no encerramento.
curta
GASTRONOMIA. Chefs e estudantes de cozinha de sete países são esperados em evento promovido pela Federação Italiana de Cozinha, 24 e 25 deste mês, no China Park.
TURISMO POLARIZADO. Enquanto bolsonaristas sugerem cancelar o Nordeste, nas viagens de férias, os lulistas fazem o inverso. E aconselham começar logo pela Bahia.
ILUMINAÇÃO. Motoristas reclamam do trevo de Carapina, na BR-101, Serra: mal iluminado e sinalizado, após o início das obras do túnel.
LANÇAMENTO. Cronista Álvaro Abreu, apaixonado por ferramentas e bambu, lança amanhã o livro “Viva a Produção Prazerosa”. Será em Cachoeiro, no Cervejinha Pub Bar, às 17 horas.
BIOGRAFIA. Em dezembro, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, lança sua biografia autorizada “O Obstinado”, escrita por José Caldas da Costa.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Agora vacinados e sem laranja, vamos ver como fica essa limonada do 2° turno”. Entreouvido em fila de padaria.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Fonte Grande,por Luiz Trevisan