Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Na corrida ao lítio no ES, secretário quer pesquisa e cita riscos

Coluna foi publicada no domingo (12)

Luiz Trevisan | 13/11/2023, 11:11 h | Atualizado em 13/11/2023, 11:13

Imagem ilustrativa da imagem Na corrida ao lítio no ES, secretário quer pesquisa e cita riscos
Luiz Trevisan, autor da coluna |  Foto: Arquivo/AT

O secretário estadual do Meio Ambiente, Felipe Rigoni, defende mais pesquisas sobre a existência de lítio – mineral raro e básico para carros elétricos – em solo do Espírito Santo, principalmente na região Norte. Dados antigos da Agência Nacional de Mineração apontam que as reservas de lítio no Espírito Santo são “insignificantes”. Isso não impede que municípios do Norte próximos às reservas do Vale do Jequitinhonha (MG) vivam a expectativa de uma “nova corrida do ‘ouro’” na região.

“Se há muito lá, pode haver aqui também”, especula-se. O secretário Rigoni avalia com cautela. “Em princípio, nosso Estado é o corredor das reservas de Minas Gerais, mas devemos aprofundar estudos e avaliar as reais chances do lítio em nosso solo”, frisa. Ele também destaca os riscos ambientais, da extração ao uso no cotidiano.

O “ouro tóxico”

Rigoni cita o desafio atual de encontrar um modo sustentável para a exploração e uso do lítio. “O processo tradicional com salmoura, como se faz no Atacama (deserto do Chile), tem grande impacto ambiental devido aos altos níveis de evaporação da água”, pontua. Ele alerta: uma bateria de lítio, quando pega fogo, exala fumaça tóxica e é muito difícil de apagar. “Então, temos questões fundamentais ainda a resolver, não é só renda que conta”.

Sal-gema

De palpável, em termos de recursos minerais a explorar no Norte capixaba, o secretário Rigoni destaca as pesquisas em andamento, para avaliar as reservas de sal-gema em áreas entre Conceição da Barra e São Mateus. “Ainda não temos a dimensão e dados complementares, pois as pesquisas vão se estender até o final de 2024, mas o cenário é promissor”, diz.

Cidades ameaçadas

Evento sobre meios para financiamento climático reuniu no Palácio Anchieta secretários de Meio Ambiente de diversos estados e autoridades, que discorreram sobre catástrofes que se aprofundam: tempestades no Sul, seca amazônica, ondas em Ipanema, as árvores derrubadas que deixaram sem energia milhares de paulistanos. A tônica: “Fala-se muito em dinheiro para preparar as cidades para esses extremos, coisa de trilhão, só que esse dinheiro não aparece”, diz palestrante.

... Lá e cá

No burburinho do evento climático, um conhecido empresário lembrou que nos EUA há cidades se preparando há anos, elevando diques em regiões alagadiças, removendo moradias das áreas de risco, entre outros. “Por aqui, ainda temos fios elétricos pendurados nos postes”, ilustrou.

Bares estrelados

Júri de 680 especialistas apontou os “50 melhores bares do mundo”, nenhum do Brasil nem da Irlanda. O prêmio máximo ficou com o “Sips”, de Barcelona (Espanha). O mais próximo nesse ranking, para brasileiros interessados, é o “Alquímico” (9º lugar), em Cartagena (Colômbia). Mas não é preciso ir tão longe: na Gama Rosa, centro de Vitória, há boas alternativas.

Havaí aqui

O Colina Country Club de Nova Venécia anuncia o retorno do “Baile do Havaí”, após longo tempo, no próximo dia 2 de dezembro. Festa com nome idêntico também era realizada em Colatina. Em comum: dois lugares de temperatura elevada e nenhuma brisa de mar à vista, a não ser na fantasia. Em compensação, livres dos vulcões.

Rumo a Dubai

Governador Renato Casagrande embarca no próximo dia 29 rumo a Dubai, Emirados Árabes, onde participa da COP 28, conferência climática da ONU, de 1º a 4 de dezembro, e palestrará em painéis. Em princípio, relutou: viagem longa e cara. No próximo ano, por conta de outras conferências climáticas, terá missão ainda mais longe até a Oceania.


Curta

FINALISTA NO JABUTI. O escritor capixaba Flávio Sarlo é um dos finalistas do prêmio Jabuti 2023 com o livro de crônicas “Aquele Dia na Praia” sobre os anos de chumbo em Vitória.

...MAR DE LIVROS. Em sua 65ª edição, o Jabuti teve 4.245 obras inscritas. Vencedores serão conhecidos em 5 de dezembro, no Teatro Municipal de São Paulo.

FEIRA LITERÁRIA. Nas próximas sexta e sábado, será realizada a Feira Literária da Grande Vitória, no Triplex Vermelho, na capital, e arredores, com debates, passeatas e performances.

EQUIDADE RACIAL. Tribunal de Justiça do Estado promove palestras, no próximo dia 20, dentro do “Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial”, a primeira iniciativa do gênero.

FILOSOFIA PÓS-PANDEMIA. “Universo vide verso, atenção: mais um ataque aéreo”, canção de Paulo Branco e Afonso Abreu lembrada por aí no clima dos conflitos que estão no ar.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: