Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Entre temores e elogios, inteligência artificial avança em assessorias

Coluna foi publicada no domingo (10)

Luiz Trevisan | 11/09/2023, 11:00 h | Atualizado em 11/09/2023, 11:02

Imagem ilustrativa da imagem Entre temores e elogios, inteligência artificial avança em assessorias
Inteligência artificial também abre portas |  Foto: © Divulgação/Canva

O uso cada vez maior da inteligência artificial (IA) provoca alguns temores nas assessorias. E nem tanto por ser o “novo”, mas pela velocidade e uso ainda sem definir questões como propriedade intelectual e princípios éticos. Dias atrás, o mercado capixaba recebeu informação do cliente que trocou sua equipe de marketing por um chat de IA. Sinal e final dos tempos? Nem sempre: ao mesmo tempo em que fecham portas, novas tecnologias abrem outras. Foi assim com a TV, que não matou o rádio nem o cinema.

“O conhecimento é importante para operar a ferramenta”, pondera uma especialista, que avalia: “Há aumento de produtividade com o chat GPT. E não há como fugir do uso com o ser pensante”. E como reconhecer a IA num texto? “É fácil, pois há repetição maior de palavras, em linguagem focada em web”, detalha.

...Ferramenta e criação
Outra especialista aponta que o uso atual da IA nas assessorias provoca certo “desconforto”, mas é empregado na revisão de material e sugestões de textos para planejamentos. “Querendo ou não, auxilia muito”, diz. Porém, sem substituir o olhar e a criação humana. E pontua: “É mais uma ferramenta que auxilia nas pesquisas e ajuda a aposentar a enciclopédia Barsa, lá dos anos 1970. E ameaça a soberania recente do Google”. E no pano de fundo, paira a dúvida já vista no cinema de ficção: um dia a máquina vai dominar seu criador?

A propósito
O mercado editorial e de jornalismo, representando por 26 organizações internacionais, acaba de lançar o documento “Princípios Globais para a Inteligência Artificial”, que busca assegurar o uso responsável da tecnologia em bases éticas e assegurando direitos intelectuais.

Modo espera
Até agora, o mercado de eventos não decolou como se esperava, após um final de 2022, pós-pandemia, frenético, os restaurantes lotados, vendas de vinho e obras de arte explodindo, pacotes aéreos decolando. Com investidores cautelosos, o momento está mais para “modo espera”, segundo analistas da área. Ou como observou um deles: “O ministro Haddad ainda não conquistou parte do PIB estadual”.

Pianista capixaba na Coréia do Sul 

Imagem ilustrativa da imagem Entre temores e elogios, inteligência artificial avança em assessorias
|  Foto: © Divulgação

Pedro Alcântara, professor e pianista de mão cheia, bem conhecido nos palcos capixabas, embarcou para uma temporada de seis meses na Coreia do Sul, aonde vai se apresentar em hotel de luxo. No contrato, a condição básica: incluir o máximo de Bossa Nova e MPB no repertório, para uma jornada de quatro sets diários. Sucesso!


Turista de inverno
Pesquisa de inverno 2023, que será apresentada amanhã pela Secretaria de Turismo (Setur), às 14 horas, vai detalhar o crescimento do gasto médio diário de visitantes, que subiu 23,95% em relação à igual período de 2022. Passou de R$ 166,70 para R$ 206,63. A apresentação poderá ser vista em plataforma digital, no perfil do Instituto Jones dos Santos Neves.

Sem bucolismo
Lugar pequeno já foi sinônimo de bucolismo. Em Jerônimo Monteiro, com 11.575 moradores (IBGE/2022), polícia prendeu dois irmãos acusados de chefiar o tráfico de drogas. Em Águia Branca, 9.711 habitantes (Censo 2022), também há registro do aumento de drogas e, no outro extremo, falta de mão de obra nas lavouras e serviços domésticos. Em Guaçuí, menos de 30 mil habitantes, o desfile de 7 de Setembro foi interrompido por tiroteio entre traficantes.

Sextou ou segundou?
Vinte empresas paulistas vão iniciar projeto-piloto que prevê redução de cinco para quatro dias na jornada semanal de trabalho. Com a opção de suprimir a sexta ou segunda-feira.


Curta

ENCANTO. Nas comemorações dos 472 anos de Vitória, paira recente pesquisa de site de viagens que classificou o novo pouso de avião na capital capixaba como “o mais bonito”.

...MARAVILHAS. Vitória aparece à frente de outras duas maravilhas vistas a bordo: Rio de Janeiro (2º lugar) e a ilha de Fernando de Noronha (3º). Sempre há controvérsias, claro.

PALESTRA. O professor Ademildo Fornes palestra no auditório Renato Pacheco, Ufes, no dia 20, sobre “Fazendeiros, negros e imigrantes do Sul do Espírito Santo no século XIX”.

SINFONIA. Agenda Sesc Glória Vitória aponta pré-estreia do concerto sinfônico “Haydn: A Criação-Oratório”, nos dias 27 e 28. Participam os corais da Fames e Vox Victória.

TEMPORADA. Vai começar a temporada de pesquisas eleitorais para eleições municipais 2024.

FILOSOFIA PÓS-PANDEMIA. “Ciclones no Sul, agosto chuvoso, frio e calor quase ao mesmo tempo: está inaugurada a montanha-russa climática”. Entreouvido em papo de calçadão.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: