Luz na Pedra dos Dois Olhos
Luiz Trevisan
A possibilidade de iluminar a Pedra dos Dois Olhos, em Tabuazeiro, anima a secretária de Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas. Porém, isso ainda depende de um estudo sobre o impacto ambiental na fauna. “Turisticamente, é um sucesso”, cita.
Suzano estuda a dessalinização da água do mar para uso
A dessalinização da água do mar para uso na planta industrial é uma das alternativas que a Suzano avalia, “caso identifique essa necessidade no futuro”, informa. De imediato, há intenção de aumentar disponibilidade de água em 100%, nas bacias hidrográficas consideradas críticas, e reduzir em 15% o volume de água captada nas operações industriais.
Isso faz parte do plano de metas para até 2030, divulgadas em âmbito corporativo. Também estão relacionados o compromisso de reduzir em 15% as emissões específicas de suas operações e em 70% o volume de resíduos destinados a aterros.
ArcelorMittal na frente
Recentemente, a ArcelorMittal Tubarão divulgou seu plano de dessalinizar a água do mar para uso na planta industrial. Abre caminho para que outras indústrias situadas no litoral capixaba façam o mesmo reduzindo o impacto no volume hídrico destinado às populações. Até pouco tempo, indústrias alegavam que dessalinização era processo de custo elevado.
Colatina troca desfile por ar nas escolas
Após suspender apoio aos desfiles das escolas de samba e outros gastos com Carnaval em Colatina, o prefeito Sérgio Meneguelli optou por usar os recursos colocando ar-condicionado nas escolas da rede municipal. “Com Carnaval, os gastos seriam de R$ 500 mil”, pontua.
A meta do prefeito é climatizar 90% das escolas até final deste ano.
Calor em três estágios
A propósito, o capixaba costuma brincar que o calor tem três estágios: quente, muito quente e colatinense.
Sem mar, a praia verde
Embora sem desfiles de escolas de samba, o colatinense que ficar na cidade terá opção de um Carnaval mais simples na avenida Beira Rio. Prefeito garante bandas e animação, tudo na base da “vaquinha”. “Nossa praia é verde”, diz Meneguelli, referindo-se ao espaço da Beira Rio gramado e utilizado como área de lazer.
Cara, Caraíva
Destino costumeiro de turistas alternativos e descolados, Caraíva, Sul da Bahia, entrou no radar de muitos capixabas. Virou reduto obrigatório neste Carnaval, junto com as vizinhas Arraial da Ajuda e Trancoso.
Um sonho lusitano
Capixaba que é motorista de aplicativo em Lisboa contabiliza: “Diariamente, dois mil brasileiros chegam a Portugal, muitos a passeio, mas uns 50% querem morar lá”. Qualidade de vida e segurança, principalmente, são principais indutores.
Uma farra danada
Ministro Paulo Guedes se desculpou com as domésticas sobre os passeios à Disney. Mas sua sugestão para visitar Cachoeiro ainda rende. O que o ministro não disse é que visitar a terra natal de Roberto Carlos implica em conhecer o museu em que se transformou a casa onde nasceu o cantor. Porém, é o museu do paradoxo. Dedicado ao “rei”, e por ele ignorado, exibe pobreza franciscana.
Bloco da dengue...
“Hoje há mais chance de morrer de dengue, no Brasil, do que coronavírus”, lembra o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
...Pede passagem
Sanitaristas apontam receita caseira poderosa contra mosquitos da dengue: chá de hortelã. E também espalhar folhas de hortelã pela casa, um repelente natural.
Curtas
VIAGEM Governador Renato Casagrande confirmou presença no encontro de governadores do Sul e Sudeste (Cosud), na próxima sexta e sábado, em Foz do Iguaçu.
SEM FOLIA Em Viana, prefeito Gilson Daniel também descartou Carnaval. “Vamos investir o dinheiro na prevenção em áreas de risco”, diz.
NO MAIS Viva os blocos e enredos que exaltam inclusão e diversidade!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Fonte Grande,por Luiz Trevisan